FAACZ sedia evento de posse da nova diretoria da Academia Aracruzense de Letras

Integrantes da nova diretoria da ACAL triênio 2023-2025. Fotos: Alessandro Bitti

Aconteceu, na última quinta-feira (09/02), no auditório da FAACZ a Sessão Solene de Posse da Nova Diretoria da Academia Aracruzense de Letras (ACAL), para o triênio 2023-2025. Marcaram presença, o secretário municipal de Comunicação, da Prefeitura de Aracruz, Moisés Mercier, membros fundadores da ACAL, bem como amigos e familiares. A ACAL além do município de Aracruz, abrange os municípios de Ibiraçu, João Neiva e Fundão.

 

Na abertura oficial da Sessão Solene, a acadêmica Luiza Bressanelli Medina, fez um agradecimento à mantenedora da FAACZ, a Fundação São João Batista (FSJB). “Queremos agradecer de modo especial à Fundação São João Batista, na pessoa de sua presidente Celi Cabral, e demais colaboradores, que sempre foi parceira da ACAL, apoiando as diversas iniciativas da Academia”, disse Medina.

 

O presidente da ACAL triênio 2020-2022, Rogério Sarmenghi, foi o anfitrião da noite. Durante a sua fala Rogério discorreu sobre algumas conquistas da ACAL e a participação dos membros em eventos escolares e culturais em Aracruz e região.

 

Durante a sua fala o presidente da ACAL discorreu sobre algumas conquistas da Academia.

“É com muita alegria que nos reunimos nesse momento celebrativo da nossa Academia. A ACAL tem sido um estímulo aos seus membros, que têm participado ativamente no Conselho Municipal de Cultura de Aracruz e em eventos de escolas públicas e privadas do município, estimulando a leitura, a escrita e a cultura. Em 2022, recebemos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo a Comenda Rubem Braga de Literatura, sendo um momento histórico para a ACAL. Uma de nossas maiores conquistas recentes foi a publicação do livro Antologia Poética, com criações literárias de nossos membros”, relatou Sarmerghi.

 

Tomaram posse como membros da nova diretoria da ACAL, para o triênio 2023-2025 os acadêmicos: Marlene Gomes Teixeira (presidente); Fernanda Farina Fraga (vice-presidente); Maria da Penha Pedrini Seschini (1ª secretária); Linete Ribeiro Patrocínio (2ª secretária); Maria Celeste Teixeira do Amaral Gonçalves (finanças), Francisco Guilherme Maria Apolônio Cometti (jurídico) e Luiza Bressanelli Medina (relações institucionais).

 

Membros fundadores da ACAL, bem como amigos e familiares marcaram presença.

Durante o evento, a acadêmica Maria da Penha Pedrini Seschini, que ocupa a cadeira n.º 18 da ACAL, apresentou a biografia de seu patrono, José Maria Trazzi. Também foi realizado um “momento da saudade” em homenagem ao confrade Dásio Roberto Scopel de Amorim, falecido no dia 19 de junho de 2021, em decorrência da Covid-19, com a apresentação de um vídeo.

 

Na ocasião, a acadêmica Celeste Teixeira do Amaral declamou o poema “Academia Aracruzense de Letras”, de sua autoria. No encerramento da Sessão Solene, foram entregues exemplares do livro “Antologia Poética” às pessoas que prestigiaram o evento. Em seguida, os presentes participaram de um coquetel de confraternização organizado próximo ao auditório da faculdade.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 13/02/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste