Atividades práticas, minicursos e workshop marcam a primeira semana de aula do curso de Enfermagem da FAACZ

Prof. Alan realiza dinâmica com os alunos, trazendo a importância da ética. Fotos: Alessandro Bitti

Minicursos, workshop e atividades em sala de aula com os docentes ou aulas práticas no Laboratório de Semiologia, sob a supervisão das preceptoras, Elisangela Rodrigues Pereira, Sabrina Maria Batista do Nascimento e Sheila da Penha Moraes Santos, marcaram a primeira semana de aula dos universitários do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

A professora Layla Mendonça Lírio abordou o tema “Metodologia de Pesquisa” no minicurso realizado no último dia 06. Na ocasião, a docente falou sobre metodologia científica, trabalhou com os universitários técnicas e instrumentos para construção de projetos de intervenção e de pesquisa científica, voltados para a prática da saúde e da Enfermagem. Já o prof. Alan Diniz Ferreira trabalhou, também, no minicurso, do dia 07, com os estudantes de Enfermagem o tema “Ética Profissional”.

 

No formato de roda de conversa, o professor Alan realizou uma dinâmica com os universitários, trazendo para eles a importância da ética para os futuros profissionais de Enfermagem e para os já profissionais da área. Para isso, o docente da FAACZ envolveu os alunos com temas que são considerados tabus ou questões passíveis de conflitos éticos para esses profissionais. Confrontando os universitários, o prof. Alan perguntou-lhes: Quais seriam as possíveis condutas deles, com o que diz o Código de Ética da categoria?

 

Atividade prática, de Box de UTI com leito, foi ministrada pelos professores Alan e Layla.

“A Enfermagem tem um conjunto de normas e regras, de postura que versa sobre a ética desse profissional. Quando pensamos que a Enfermagem é uma ciência comprometida com a produção e gestão do cuidado presente nos diversos contextos sociais, culturais, dentre outros, pois estamos dentro das famílias das pessoas, fazemos um atendimento coletivo. Atuamos com autonomia, mas precisamos respeitar a autonomia do nosso paciente”, alertou o professor Alan.

 

O docente explicou ainda que: “A ideia com essa dinâmica foi compartilhar com os estudantes de Enfermagem experiências e trazer para eles situações que podem enfrentar no dia a dia, pois é necessário que eles tenham um cuidado profissional seguro, livre de danos, de imperícias, de imprudências, de negligência com respeito aos direitos humanos”.

 

“Com respeito aos princípios bioéticos. Foi algo, muito bacana essa troca com os alunos do curso de Enfermagem. Foi de grande valia para todos nós, esse aprendizado. Acredito que, hoje, todos eles possuem uma visão diferente do que é ética e de como ética, moral e valores estão interligados à profissão que eles escolheram”, ponderou o professor do curso de Enfermagem.

 

Universitários supervisionados pelas preceptoras realizaram uma aula prática

No dia 08, aconteceu mais uma atividade prática envolvendo estudantes do curso de Enfermagem. Na ocasião, foi realizado um workshop e montado, na Sala 21, do Bloco B (prédio Conselheiro Primo Bitti), um Box de UTI com leito, paciente, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador, dentre outros equipamentos que esse tipo de local possui para atender o paciente em tratamento, dando aos universitários uma vivência prática deste tipo de ambiente hospitalar.

 

A atividade prática, de Box de UTI com leito, foi ministrada pelos professores Alan e Layla. “Essa atividade teve como proposta possibilitar que os estudantes tivessem contato com algumas tecnologias que são utilizadas, dentro do ambiente de terapia intensiva, com o paciente grave. A intenção foi mostrar para os alunos a aplicação de conceitos teóricos que eles adquirem ao longo das disciplinas”, explicou o professor Alan.

 

O docente da FAACZ afirmou ainda: “A prof.ª Layla e eu, mostramos nesse momento, inclusive, um paciente monitorizado, checando frequência cardíaca, pressão, temperatura e abordamos ainda a questão da via aérea invasiva, ventilação mecânica, mecanismo de funcionamento de bomba de infusão, utilização do cardioversor. A ideia foi possibilitar esse primeiro contato para os alunos dos períodos iniciais do curso e para os estudantes que estão nos períodos mais a frente para que relembrem conceitos aprendidos nas disciplinas teóricas e vejam a sua aplicabilidade prática”. 

 

Coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene conversa com universitários

Nos dias 09 e 10 de fevereiro, os universitários supervisionados pelas preceptoras do curso de Enfermagem realizaram, no Laboratório de Semiologia, uma aula prática sobre “Procedimentos do Enfermeiro” e uma capacitação sobre Atenção Primária à Saúde (APS) e Previne Brasil, além de orientações sobre o “Estágio Supervisionado”, uma das etapas mais importante do curso, pois garante ao discente a oportunidade de se autodescobrir como profissional, de conviver com outros colegas de profissão, de vivenciar habilidades essenciais para a formação do futuro enfermeiro.

 

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene, “a primeira semana de aula foi planejada para recepcionar os alunos de forma acolhedora e, ao mesmo tempo, possibilitar que estudantes de diferentes períodos do curso pudessem interagir e trocar experiências melhorando, dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem, por meio de atividades dinâmicas que oportunizaram a divisão de saberes, desde o 3º até o 9º período, facilitando, assim, a inserção dos universitários que estão nos períodos iniciais do curso de Enfermagem”.

 

Para a aluna Isabela Nunes Moreira, do 3º período do curso de Enfermagem da FAACZ, a primeira semana de aula foi de muito aprendizado. “Já no início da semana tivemos uma conversa com o coordenador do curso e logo depois um minicurso com a prof.ª Layla. Já na terça o foco das atividades foi em relação aos nossos direitos e deveres dentro da nossa profissão, com o prof. Alan. No dia seguinte, foi uma atividade super didática, na qual pudemos colocar em prática a parte dinâmica da Enfermagem e que continuou nos últimos dois dias”, relatou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 14/02/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste