Curso de Psicologia da FAACZ participa de evento realizado pelo conselho regional

Seminário realizado pelo Conselho Regional de Psicologia lota auditório. Fotos: Alessandro Bitti

“Diálogos sobre a Psicologia e os impactos dos discursos de ódio” foi tema central do Seminário realizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16/ES) em parceria com os conselhos regionais de Minas Gerais (CRP-MG), do Rio de Janeiro (CRP-RJ), de São Paulo (CRP-SP) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

 

O evento aconteceu no auditório da FAACZ, no último dia 10, e contou com a presença de psicólogos, educadores e estudantes de Psicologia. Também marcaram presença, universitários do curso de Psicologia da FAACZ, de diferentes períodos, e a professora da FAACZ e conselheira do CRP-16/ES, a psicóloga Stéfani Martins Pereira.

 

A mesa de honra foi presidida pelo conselheiro e presidente do CRP-16/ES, o psicólogo Thiago Pereira Machado e contou ainda com a presença da conselheira do Conselho Federal de Psicologia, a psicóloga Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro, a representante da Secretaria Estadual de Educação (SEDU/ES), a psicóloga Katrine Guimarães Santos, dentre outras autoridades municipais e estaduais.

 

Presidente do CRP-16/ES fala sobre a importância de se pensar o discurso de ódio e violência.

“Entendemos que o debate de hoje, se faz urgente e necessário, pensar discurso de ódio e violência, pois está atrelado ao nosso exercício profissional. É um dever nosso, enquanto categoria, podermos discutir e debater sobre isso. Se faz urgente em todos os espaços, sejam da vida pública, sejam da vida profissional e de qualquer outro caminho que precisamos construir para este debate. É preciso entender que esse tipo de ação, que hoje fazemos, também é um trabalho de orientação”, discorreu o presidente do CRP-16/ES.

 

Os psicólogos, Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro e Felipe Asth, abordaram o tema “Discursos de ódio e seus impactos: temas para atuação em Psicologia”. Já o tema “Atuação profissional nas emergências e desastres: compreensões da Psicologia” foi trabalhado pelos psicólogos, Bernardo Dolabella Melo, Renata Ferreira Jardim de Miranda e Valéria Campinas Braunstein.

 

Após a apresentação de cada tema durante o Seminário, os participantes foram divididos em grupos de discussão. O objetivo do encontro foi possibilitar o debate acerca dos discursos extremistas, os atentados às escolas de Aracruz, ocorridos em novembro de 2022, e a atuação da (o) psicóloga (o) nesse contexto social.

 

Professora e universitários do curso de Psicologia da FAACZ marcam presença no evento do CRP-16/ES.

“Para nós, psicólogas e psicólogos, é fundamental pensar o efeito dos discursos de ódio na perpetuação de violências e micro violências, tanto no espaço escolar, quanto em vários outros ambientes, que ocupamos. Quando falamos do espaço escolar é importante destacar que a escola é uma entidade, uma organização, onde vários conceitos produzidos fora da escola são reproduzidos também nesse ambiente”, afirmou a professora da FAACZ e conselheira do CRP-16/ES, a psicóloga Stéfani Martins Pereira.

 

De acordo com a aluna do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ, Lorrayne Del Caro Zanoni, “a presença do CRP-16/ES em Aracruz diante da tragédia que ocorreu em Coqueiral foi muito importante, para que profissionais e alunos se sintam orientados sobre os discursos de ódio, que envolvem a nossa sociedade. Fiquei muito feliz em conhecer profissionais de outros estados. Foi uma experiência incrível”, afirmou a universitária.

 

“Foi muito importante ter um evento dessa magnitude em nossa faculdade, principalmente, para nós, estudantes de Psicologia. A oportunidade que tivemos em conhecer e trocar experiências com pessoas de outras regiões foi de grande importância para nossa formação profissional e pessoal”, relatou a estudante do 5º período do curso de Psicologia da FAACZ, Jane Milena Fraga Bastos.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Texto escrito com base em informações do CRP-16/ES.

 

Data da publicação: 15/02/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste