FAACZ: Universitários de diferentes cursos de graduação participam de uma aula de conhecimentos gerais

Fotos: Alessandro Bitti

Estudantes de diferentes cursos de graduação da FAACZ que fazem as disciplinas optativas de “Tecnologia de Informação e Comunicação”, “Educação e Meio Ambiente”, “Energias e o Desenvolvimento da Sociedade”, “Inclusão Social” e “Libras” participaram de uma aula de conhecimentos gerais, no último dia 07, que teve como tema central “A importância da Formação Geral para o aluno de cursos superiores e exemplos práticos”.

 

De acordo com o coordenador de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação da FAACZ, professor Marcos Halasz, “em todas estas disciplinas optativas, além do conteúdo específico, são trabalhados tópicos gerais até pelo fato da diversidade das turmas que são formadas por alunos dos diversos cursos”, afirmou.

 

Para abordar o tema central foi convidada a professora de História e Sociologia, Fernanda Rodrigues Wolkartt, que trabalhou com os universitários os seguintes conteúdos sobre “Atualidades”: “Educação no Brasil”, “Saúde no Brasil”, “Meio Ambiente”, “Conflitos Internacionais”, “Temas Diversos”.

Dentro do tema sobre “Educação no Brasil”, a prof. Fernanda falou com os universitários sobre a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), bem como sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fernanda, também, explicou sobre o Ensino Domiciliar no Brasil, que está previsto no projeto de Lei 3.179/2012, que já está aprovado na Câmara e encontra-se em tramitação no Senado.

 

“Para que uma criança ou jovem seja educado de forma domiciliar em nosso país será necessário atender há algumas condicionantes como ter acompanhamento de um docente tutor de uma instituição de ensino que a criança esteva matriculada, avaliações anuais de aprendizagem, cumprimento de conteúdos curriculares de acordo com a BNCC”, exemplificou a docente convidada.

 

Além disso, a professora Fernanda falou sobre a evasão escolar, o processo de ensino-aprendizagem adotado pelo Brasil no contexto da pandemia de Covid-19, dentre outros tópicos. Sobre o tema “Saúde no Brasil”, Fernanda explicou como aconteceu o movimento antivacinação no Brasil, em 1904, bem como a importância de uma boa condição sanitária para a saúde dos indivíduos.

Já sobre o tema “Meio Ambiente”, os principais assuntos abordados por Fernanda foram “Eco 92 e o cancelamento da Rio 30+”, a tragédia ocorrida em Mariana (MG), os conflitos por água, que já ocorrem no mundo civilizado, em países como Israel, Líbano, Síria, Turquia e Iraque, por exemplo. Sobre o tema “Conflitos Internacionais”, a professora Fernanda abordou questões sociopolíticas da China com Hong Kong e Taiwan.

 

O encerramento da aula de conhecimentos gerais foi marcado por um panorama sobre os diversos temas que têm sido foco da imprensa nacional e internacional, como, por exemplo, o assassinato do jornalista inglês Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira em região de conflitos na Amazônia, dentre outros assuntos.

 

“É muito importante para você, enquanto universitário, ter uma formação generalista que atenda aos anseios do mercado de trabalho. Afinal, o ensino técnico como o superior têm o seu valor, por isso, não devemos apenas considerar as matérias de cunho científico, mas as que envolvem cultura, política e temas sociais para que possamos de fato ser profissionais capazes de transitar em diferentes áreas do conhecimento”, finalizou dizendo a professora Fernanda.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 09/11/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste