Alunos de Enfermagem da FAACZ participam de palestra sobre prevenção à saúde

Fotos: Divulgação

Na semana passada, estudantes do 8º período do curso de Enfermagem da FAACZ participaram da palestra “Prevenção: Um ato de cuidado e amor”, ministrada pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Morobá, em Aracruz, Eliamara Viana Correia. O evento foi realizado pela equipe do Programa de Extensão Educa Ifes Morobá, em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS-Morobá/PMA).

 

A palestra aconteceu no auditório do Bloco F do Ifes Campus Aracruz e contou com a presença da comunidade acadêmica, dos profissionais de saúde e da comunidade do bairro Morobá. Na ocasião, os universitários da FAACZ estavam acompanhados pela preceptora do curso de Enfermagem, a enfermeira Sabrina Maria Batista do Nascimento.

O Programa de Extensão Educa Ifes Morobá é coordenado pelo professor Frederico da Silva Fortunato e tem como finalidade integrar o Ifes Campus Aracruz a comunidade do bairro Morobá envolvendo a comunidade acadêmica, os profissionais de saúde e a comunidade local. Na ocasião, além da palestra foram realizados aferição de pressão arterial e realização de testes rápidos de Sífilis, HIV, HBsAg e HCV pelos universitários da FAACZ.

 

Nesta ação, ainda, foi possível prestigiar o relato de caso, da experiência vivida, por algumas pessoas que passaram pelo diagnóstico e tratamento contra o câncer de mama. As ações realizadas durante o evento tiveram como objetivo promover a sensibilização sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

“Participar desse evento foi de fundamental importância, tanto para a minha vida acadêmica, quanto para minha vida como mulher. Ter uma mulher contando a sua história incentivou ainda mais o meu autocuidado e o cuidado com as outras pessoas”, relatou a estudante Chíntia Lozer Medeiros, do 8º período, do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

De acordo com a preceptora do curso de Enfermagem, Sabrina Maria Batista do Nascimento, “a participação dos acadêmicos em ações que interagem com a comunidade promovendo a prevenção e promoção da saúde são muito importantes para a formação do enfermeiro, pois se configuram em um recurso de troca de conhecimentos e crescimento profissional”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 10/11/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste