FAACZ: Universitários prestam vários serviços gratuitos e realizam atividades à população de Aracruz durante Ação Global

Universitários e docentes da FAACZ realizam Ação Global. Fotos: Divulgação

Professores e universitários da FAACZ dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Mecânica e Psicologia promoveram uma Ação Global, no Mercado Municipal de Aracruz, no último dia 11. Na ocasião, foram realizados vários serviços gratuitos à população e feitas atividades em prol da sociedade aracruzense.

 

Os estudantes do curso de Administração sanaram dúvidas da população sobre o MEI (Microempreendedor Individual). Já os alunos do curso de Ciências Contábeis falaram sobre a obrigatoriedade da Declaração de Imposto de Renda 2023. Os universitários de Direito tiraram dúvidas do público em geral sobre “Direito do Consumidor”, com orientação jurídica sobre diferentes procedimentos na área do consumo.

 

Acompanhados pela preceptora do curso de Enfermagem, a enfermeira Elisangela Rodrigues Pereira, os universitários de Enfermagem realizaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e conscientizaram a população quanto a prevenção de riscos, bem como deram orientação de saúde. Além disso, os acadêmicos tiveram a oportunidade de mostrar para a sociedade aracruzense a atuação do enfermeiro, nos mais diversos setores.

 

População de Aracruz recebe atendimento de estudantes de Enfermagem

Já os universitários de Engenharia Mecânica falaram com a população sobre o curso e as áreas de atuação do engenheiro mecânico, especialmente, em Aracruz e região. Além disso, os acadêmicos ajudaram na divulgação do VEST FAACZ 2023. Os estudantes do curso de Psicologia da FAACZ falaram com o público em geral sobre a violência contra a mulher e promoveram um momento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.

 

Conheça a opinião de quem participou da Ação Global

 

“O encontro com os comerciantes foi para lembrá-los dos deveres e direitos em que lhes competem. Muitos ainda pedem orientação a familiares e amigos para sanar qualquer pendência, esse ato só reforça que devemos sempre orientá-los a procurarem profissionais especialistas nos assuntos. Sem dúvida há muito ainda o que aprender e ensinar com eles, com a determinação para correr atrás do pão de cada dia”. Jullie Forestti Caliman, aluna do 7º período do curso de Administração.

 

“Foi gratificante poder entender na prática como abordar, responder e ajudar as pessoas do mercado a entenderem melhor sobre determinado tema, além de vencer o medo e timidez e enxergar o que parece difícil, na verdade é simples, basta começar”. Alesson Silva Soares, estudante do 7º período de Ciências Contábeis.

 

“Um evento de extrema importância para a sociedade e para nós, alunos. Com isso, conquistamos mais prática jurídica, auxiliando, assim, a sociedade que muitas vezes não tem conhecimento de seus direitos”. Emmily Miranda Furlani, aluna do 9º período do curso de Direito.

 

Ação Global é realizada no Mercado Municipal de Aracruz

“Foi muito relevante essa Ação Global, pois muitas pessoas acabam não tendo tempo de ir nas Unidades Básicas de Saúde para olhar a glicemia e pressão. Então, este momento, possibilitou que a população tivesse acesso a esse tipo de serviço. Além de ajudar, a nós, acadêmicos, a aprimorar nossa técnica e conhecimento sobre o assunto”. Thiffany Maria Oliveira Siqueira, aluna do 9º período do curso de Enfermagem.

 

“Esse tipo de evento é muito importante, pois leva conhecimento à população que, às vezes, não tem acesso a essas informações, principalmente, assuntos tão sérios, como a violência contra a mulher. Na ocasião, muitas mulheres relataram que não sabiam que violência psicológica também é considerada crime e quais os locais que fazem esse tipo de atendimento em nosso município”. Angela Maria Rudio, estudante do 5º período do curso de Psicologia.

 

“A Ação Global realizada pelos universitários da FAACZ foi ótima. Para todos, nós, que trabalhamos na roça essa foi a oportunidade que tivemos de cuidarmos da nossa saúde e tirarmos dúvidas sobre outros assuntos. Espero que vocês continuem realizando esse tipo de ação, que muito beneficia a população”.  Marcos Cavaglieri, feirante.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 17/03/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste