Ferramentas tecnológicas de inclusão são temas de debate em sala de aula na FAACZ

Foto: Divulgação

 

Desde 2017, a FAACZ oferece a disciplina “Tecnologias de Informação e Comunicação” como optativa para os alunos concluintes de vários cursos de graduação. Na aula do último dia 28, os estudantes dessa disciplina puderam ver, na prática, como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser poderosas ferramentas de inclusão.

 

Na ocasião, a aluna do 8º período do curso de Direito, Marcela Giacomin Pandolfi, que é deficiente visual, fez uma visita a turma da disciplina optativa e compartilhou sua experiência no curso superior, explicando como as ferramentas de TIC implantadas pela FAACZ, como leitores de tela, impressora em braile e livros digitais possibilitaram sua integração à rotina do curso. Marcela ainda relatou como recursos disponíveis no celular possibilitam que ela utilize redes sociais como qualquer outra pessoa.

 

“A ideia de trazer a Marcela surgiu após uma apresentação de trabalho onde um grupo falou sobre TICs associadas à inclusão. De maneira espontânea, os componentes do grupo compartilharam suas próprias experiências com familiares portadores de necessidades especiais e como as TICs, de fato, desempenham papel fundamental. Diante disso, nada mais lógico do que completar a reflexão sobre o tema trazendo a Marcela para compartilhar sua experiência com a turma”, afirmou o prof. Harerton Dourado, coordenador das Engenharias da FAACZ e professor da disciplina optativa.

 

Após falar sobre sua relação com as TICs, aproveitando a curiosidade dos alunos dos diversos cursos da FAACZ, Marcela disse como é o seu dia a dia em tarefas comuns como se locomover pela cidade, escolher o que vestir, e sobre a importância do cão-guia para os deficientes visuais. A estudante de Direito finalizou ressaltando a importância daqueles que se oferecem para ajudar pessoas com deficiência visual e se colocou à disposição para conversar com qualquer um que a encontre pelos corredores da faculdade.

 

Saiba a opinião dos universitários que participaram do momento

 

“Achei muito importante a participação da Marcela. Muitas vezes não imaginamos todas as reais necessidades das pessoas portadoras de deficiência. O jeito que ela lida com isso foi o mais importante para entendermos o que ela passa. Foi muito enriquecedor para mim como futura profissional arquiteta e urbanista, pois agora tenho uma outra visão do espaço urbano e arquitetônico”. Michelle Segatto Valladares, 10º período de Arquitetura e Urbanismo.

 

“Marcela em nossa aula foi importante. Além de nos passar conhecimentos sobre diversas coisas no cotidiano de um deficiente visual, nos conscientizou de como nossos atos mais simples tem grande efeito na vida deles. Foi um incentivo para repensarmos nossos atos e sermos mais solidários com o próximo”. Thaís Cristina Bastos de Araujo, 10º período de Engenharia Civil.

 

“O que mais me chamou atenção na fala da Marcela foi quando ela disse sobre a abordagem das pessoas: de como poderiam ajudá-la. Às vezes fazemos algo e achamos que estamos ajudando, mas pude perceber que isso não é uma verdade, não só com uma pessoa com deficiência visual. Cada um de nós têm um ponto de vista sobre algo e a Marcela mostrou isso quando falou em relação de como podemos ajudá-la”. Pamela do Carmo Oliveira, 10º período de Engenharia de Produção.

 

“A participação da Marcela na aula, nos fez enxergar o quanto é importante a acessibilidade no dia a dia. De como devemos nos atentar para essa causa, assim, com a ajuda de todos construiremos uma sociedade cada vez mais justa e acessível”. Douglas Blank Veríssimo, 3º Módulo do curso tecnólogo em Logística.

 

Texto: Alessandro Bitti   
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste