Proteção de Dados e Inteligência Artificial: Alunos do curso de Direito da FAACZ se aprofundam em temas de relevância para o cenário atual

A formação acadêmica sólida do prof. Ronaldo Félix é um dos pilares que sustentam sua expertise no campo do “Direito Digital”. Foto: Divulgação

No âmbito de suas atividades acadêmicas na FAACZ, o professor Ronaldo Félix ministra aulas de “Direito Digital” nos períodos mais avançados do curso de Direito. Atualmente, o professor é doutorando em “Direitos e Garantias Fundamentais”, com foco no estudo sobre “Proteção de Dados e Inteligência Artificial”, uma experiência que permite aos alunos da FAACZ se aprofundarem em questões jurídicas de grande relevância para o cenário atual, preparando-os para os desafios do mundo digital.

 

Recentemente, o professor Ronaldo Félix alcançou um marco relevante com a publicação de seu artigo intitulado “A responsabilidade das big techs na ‘era do capitalismo de vigilância’”, no jornal “A Gazeta”. Nesse artigo, o docente aborda os desafios jurídicos enfrentados em decorrência do crescente poder e influência das grandes empresas de tecnologia, as chamadas “big techs”.

 

Segundo o docente da FAACZ, o estudo sobre “Proteção de Dados e Inteligência Artificial” tem se mostrado crucial para compreender as transformações jurídicas e sociais impulsionadas pela crescente conectividade e digitalização no mundo contemporâneo.

 

“É inegável que a conectividade e a digitalização trazem consigo uma série de desafios legais e sociais. Entre eles, destaca-se a proteção de dados pessoais, a segurança cibernética, a regulação de empresas de tecnologia, a transformação digital governamental e até questões transnacionais. O “Direito Digital”, hoje, é fundamental para compreendermos um novo paradigma dos “Direitos Fundamentais””, ressaltou o professor Ronaldo Félix.

 

A formação acadêmica sólida do docente é um dos pilares que sustentam sua expertise no campo do “Direito Digital”. Ronaldo Félix é graduado em Direito e mestre em “Direitos e Garantias Fundamentais” pela Faculdade de Direito de Vitória, com doutoramento em curso pela mesma instituição, a FDV. Ele é especialista em “Direito Penal” e “Processual Penal”, e, especialista em “Direito Digital” pela Fundação Escola Superior do Ministério Público.

 

O professor Ronaldo também foi coordenador do grupo de pesquisa “Criminologia e Direitos Humanos” da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e, é participante do grupo de pesquisa: “Teoria Crítica do Constitucionalismo”, da FDV. Ele também foi bolsista pela FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo), consolidando sua dedicação ao avanço do conhecimento e à produção de estudos relevantes para o cenário jurídico contemporâneo.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 20/07/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste