Universitários de Enfermagem da FAACZ têm aula prática de “Urgência e Emergência”

Fotos: Divulgação

Estudantes dos 5º e 7º períodos do curso de Enfermagem da FAACZ participaram de uma aula prática simulando atendimentos de urgência e emergência em adultos, com atendimento pré-hospitalar e suporte básico de vida. A atividade foi orientada pelo professor João Carlos Arivabene, que também é coordenador do curso de Enfermagem, e, responsável pela disciplina de “Urgência e Emergência”.

 

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem, a finalidade da atividade prática é inserir os alunos na realidade da profissão e do que vão encontrar quando saírem da graduação. “O objetivo maior desta disciplina é reduzir perdas humanas e mitigar males comuns a pessoas, acidentadas ou não, prestando um primeiro atendimento digno e correto”, pontuou Arivabene.

De acordo com o prof. João, o ensino teórico-prático da disciplina de “Urgência e Emergência” no curso de Enfermagem, tem relevância na formação do acadêmico FAACZ e futuro enfermeiro, pois o prepara para os cuidados corretos que devem ser feitos aos pacientes vitimados de acidentes ou não, em prol da melhora do estado grave que esses pacientes possam se encontrar.

 

“Para a formação desses alunos do curso de Enfermagem, e sua futura atuação profissional, essa aula prática de simulação se torna necessária, pois esses treinamentos na área de resgate de emergência e em ressuscitação cardiopulmonar, se realizados de forma correta, podem salvar vidas e evitar sequelas permanentes nos pacientes vitimados”, alertou Arivabene.

A estudante do 5º período do curso de Enfermagem da FAACZ, Ediana Pinto Joaquim Ribeiro, disse estar maravilhada com a experiência. Além disso, de acordo com a acadêmica, as aulas práticas são essenciais na vida dos profissionais da área da Saúde.

 

“Com essa simulação tive uma avaliação dos meus pontos negativos e positivos, quanto aos procedimentos a serem adotados em uma situação de urgência e emergência, bem como pude compreender a melhor maneira de agir em situações em que encontramos pacientes críticos. A atuação coordenada dos profissionais da Saúde é fundamental para uma assistência eficaz”, afirmou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 04/04/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste