2023 começa na FAACZ com mais uma Capacitação Docente

Diretora da FAACZ na abertura da Capacitação Docente 2023. Fotos: Divulgação.

O ano letivo de 2023 na FAACZ começou com mais uma Capacitação Docente. Do dia 30 de janeiro a 03 de fevereiro, professores e equipe de coordenadores dos cursos de graduação da faculdade participaram do treinamento que contou ainda com a presença das preceptoras do curso de Enfermagem. A formação, deste ano, foi presencial, no auditório da instituição de ensino, com transmissão simultânea, ao vivo, pela Plataforma Teams da Microsoft.

 

A abertura da capacitação, no dia 30 de janeiro, foi feita pela diretora acadêmica, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli, que deu as boas-vindas aos docentes em mais um semestre que se inicia. Durante a sua fala, a diretora fez uma retrospectiva de como foi o ano de 2022 e falou ainda sobre as metas da faculdade para 2023, com base no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2025.

 

Prof. Marcos Halasz fala sobre a incorporação do ENADE no processo avaliativo da FAACZ.

“Com esse PDI, esperamos aprimorar a qualidade do ensino oferecido pela FAACZ tanto na graduação, quanto na pós. Esperamos ainda, fortalecer as parcerias entre a faculdade e os diversos segmentos da sociedade, tendo como base a cultura interdisciplinar no processo ensino-aprendizagem, estimulando, assim, a transversalidade em todos os cursos por meio de projetos e disciplinas de responsabilidade social”, pontuou Recla.

 

Em seguida, o coordenador de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, prof. Dr. Marcos Halasz falou sobre “Incorporação do ENADE no processo avaliativo do semestre na FAACZ”. Durante sua apresentação, o prof. Marcos abordou sobre o ENADE: “Histórico e conceitos”; “Principais problemas associados ao processo”; “Compêndio de casos apresentados em estudos nacionais” e “Algumas práticas que podemos incorporar ao nosso dia a dia”.

 

Prof. Harerton explicou como devem ser preparadas as questões no formato ENADE.

No dia 31 de janeiro, o coordenador de Educação a Distância (EaD) da FAACZ, prof. Dr. Harerton Dourado, explicou para os docentes a importância de, desde os primeiros anos do curso de graduação, já ir conversando com os alunos sobre a finalidade do ENADE, para o seu curso de graduação e para sua formação acadêmica. Em seguida, Dourado explicou como devem ser preparadas as questões no formato ENADE.

 

“O Ensino Híbrido e sua aplicação na FAACZ” foi o tema abordado, no dia 1º de fevereiro, pela prof.ª Joyce Karolina Baiense, que afirmou que não é pelo fato de a faculdade ter vários recursos tecnológicos à disposição, que o ensino é híbrido. “É importante destacar que quando tratamos de ensino híbrido há duas opções: sustentada e disruptiva. E, temos modelos diferentes que pudemos utilizar, como: sala de aula invertida, modelo flex, rotação individual e laboratório rotacional”, exemplificou a docente da FAACZ.

 

“O Ensino Híbrido e sua aplicação na FAACZ” foi o tema abordado pela prof.ª Joyce.

Já no dia 02 de fevereiro, de forma remota, os professores dos vários cursos de graduação e os coordenadores da faculdade, bem como as preceptoras do curso de Enfermagem participaram de um treinamento, ministrado pelo professor João Carlos Arivabene, coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, sobre o tema “Intercorrências de Saúde no Meio Acadêmico: Como agir?!”.

 

“O ambiente acadêmico apresenta peculiaridades relevantes às ações de prevenção à saúde, bem como a prestação dos primeiros cuidados relacionados às intercorrências apresentadas pelos discentes e demais colaboradores no desempenho de suas atividades”, alertou o professor João, que durante sua apresentação mostrou algumas intercorrências em saúde que podem ser vivenciadas no ambiente acadêmico, assim como, explicou sobre o fluxograma de atendimento emergencial, que deve ser utilizado, em breve, na faculdade.

 

Coordenadores de curso, professores e preceptoras participam de treinamento remoto.

Ao final de cada dia de treinamento, os coordenadores de curso da FAACZ se reuniram com os professores de seu colegiado para tratarem de assuntos específicos e inerentes ao curso de graduação, que está sob sua coordenação, além de outros tópicos referentes ao processo de ensino-aprendizagem. A Capacitação Docente terminou na última sexta-feira, 03 de fevereiro, quando os coordenadores e docentes da FAACZ realizaram estratégias de trabalho de forma remota.

 

Veja a opinião de alguns docentes sobre a formação

 

Prof. João C. Arivabene fala sobre “Intercorrências de Saúde no Meio Acadêmico: Como agir?!”.

“A capacitação docente é um momento de integração com à equipe e, representa o desenvolvimento de novos conhecimentos que agregam valor na nossa atuação didático-pedagógica, contribuindo assim para à qualidade do processo ensino-aprendizagem”. Alex Sandro Ferreira Bernardes, professor da FAACZ nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica.

 

“Esse treinamento é um momento de reunir forças, reafirmar e alinhar os objetivos institucionais com cada profissional que compõe a história de sucesso da FAACZ. A capacitação do corpo docente torna-se dessa forma de extrema relevância, tanto para a instituição, quanto para os seus colaboradores”. Eduardo Luiz Hubner Pereira, professor da FAACZ no curso de Psicologia.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 06/02/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste