Estudantes de Enfermagem da FAACZ realizam Seminário sobre Doenças Autoimunes

Foto: Ariel Cerri

 

Começou no último dia 26, o Seminário sobre Doenças Autoimunes realizado pelos estudantes de Enfermagem da FAACZ em parceria com a professora Eliani Carrara Milani Peruchi, que ministra a disciplina de Imunologia. Ao todo serão realizadas quatro palestras. O primeiro tema abordado no seminário foi “Esclerose Múltipla” e o profissional convidado para debater o tema foi o médico acupunturista e fisioterapeuta especialista em Neurologia, Dr. Leonardo de Pereira Binda.

 

Dr. Leonardo explicou que a esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica do sistema nervoso central, de natureza imunológica, que compromete especificamente a bainha de mielina (membrana que recobre o axônio que é a parte do neurônio responsável pela condução dos impulsos elétricos para o cérebro). Além disso, o médico acupunturista listou alguns sintomas da doença: fadiga severa, formigamento na face, corpo e membros, problemas de equilíbrio, tonturas e vertigens, espasmos musculares, dentre outros.

 

“A esclerose múltipla é mais frequente em mulheres. A estimativa é que cerca de 2,5 milhões de pessoas são afetadas pela enfermidade no mundo. No Brasil, a incidência é de 30 mil pessoas. Bastante rara acomete, em geral, indivíduos jovens e provoca dificuldades motoras e sensitivas que comprometem muito a qualidade de vida de seus portadores”, afirmou o palestrante da noite.

 

André é portador da esclerose múltipla e recebeu o diagnóstico da doença quando tinha 10 anos. Ele fez um pequeno relato de como é conviver com a doença diariamente: “Estar aqui e participar desse aprendizado, dessa troca de experiência me possibilitou aprender mais e a deixar as pessoas também informadas sobre a esclerose múltipla, que não é nenhum bicho de sete cabeças. Dar o meu testemunho aqui na faculdade foi gratificante, pois tive a oportunidade de quebrar uma barreira que é falar em público”.

 

Nesta quinta-feira, 29 de novembro, acontece mais uma palestra que terá como tema “Artrite Reumatoide”. O evento será na sala de aula do curso de Enfermagem, no prédio Xavier Calfa (Bloco C), a partir das 19 horas. Os próximos temas são:  “Lúpus Eritematoso Sistêmico”, no dia 03 de dezembro, e “Psoríase”, na quinta-feira, 06 de dezembro.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste