Acadêmicos da FAACZ realizam ações de revitalização no bairro Morobá

Fotos: Divulgação

 

Egressos e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ, coordenados pelas professoras Márcia Machado e Ivana Souza Marques, juntamente com representantes da Associação de Moradores do bairro Morobá (AMBM), da Comunidade Católica Cristo Rei e da Prefeitura de Aracruz provaram que a união faz a força e no último dia 06 realizaram intervenções urbanísticas e paisagísticas – com uso de técnicas, produtos e alternativas sustentáveis de mobiliários e/ou peças decorativas – em alguns pontos do bairro Morobá, contemplando-o com espaços abertos de estímulo à convivência comunitária.

 

A ação faz parte das atividades do projeto de extensão “Projetando o Bem” que é desenvolvido pelos egressos e estudantes do 9º período de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU). O principal objetivo do projeto é construir um método colaborativo de assessoria técnica com comunidades frágeis, onde será possível a criação de possibilidades para oferecer mecanismos e procedimentos capazes de superar as fragilidades ora existentes nessa produção social.

 

“Os egressos e estudantes da FAACZ foram orientados a reconhecer e selecionar pontos estratégicos do bairro que pudessem melhorar a qualidade de vida dos usuários. Os pontos que sofreram intervenção foram os viciados em lixos e também os espaços que já eram utilizados pelos moradores. A ideia foi dar uma nova aparência e uso a estes locais e, consequentemente, oferecer melhor qualidade de vida à comunidade”, explicou a professora Ivana Souza Marques, que é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Segundo a professora Márcia Machado, “este trabalho só foi possível através da construção do método coletivo de assessoria técnica e o desenvolvimento de interfaces para articular os moradores da comunidade do Morobá, e, ao mesmo tempo, dar visibilidade (divulgação e acesso) às suas iniciativas comunitárias e culturais cotidianas”.

 

O material utilizado para as intervenções foi adquirido a partir de doações de lojas e instituições apoiadoras do projeto, entre eles: a Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, de Transporte e Serviços Urbanos, de Administração e Recursos Humanos, de Agricultura; Art & Casa; Construmais; Galon Tintas; Pimacol; Silva Material de Construção; Liuth Material de Construções e Vila Madeiras, além de doações dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box