Acadêmicos de Enfermagem da FAACZ promovem ações durante “Novembro Azul” em Aracruz

Fotos: Divulgação

Nos dias 16, 20 e 22 de novembro, os acadêmicos do 10º período do curso de Enfermagem da FAACZ participaram ativamente da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) 2023 na empresa Portocel, localizada no distrito de Barra do Riacho, em Aracruz (ES). A iniciativa teve como destaque a promoção de ações voltadas para a saúde masculina, em consonância com o movimento “Novembro Azul”.

 

Durante a SIPAT, os universitários realizaram diversas atividades, incluindo orientações sobre câncer de próstata, aferição de pressão arterial, glicemia e consultas de Enfermagem. A ação, acompanhada pela preceptora Sabrina Maria Batista do Nascimento, visou conscientizar os colaboradores da Portocel sobre a importância da prevenção e promoção da saúde, especialmente focada nas questões relacionadas ao “Novembro Azul”.

 

A técnica de Enfermagem do Trabalho da Portocel, Marcillene Anício de Morais, expressou sua gratidão pela participação dos universitários, destacando a relevância da avaliação da saúde e qualidade de vida dos colaboradores, além das valiosas orientações proporcionadas pelos futuros profissionais de Enfermagem.

“Ter a participação dos alunos da FAACZ em nossa SIPAT, aqui na Portocel, foi de grande importância para os nossos colaboradores, pois tivemos a oportunidade de avaliar a saúde e qualidade de vida dos mesmos, além de receberem orientações de futuros profissionais de Enfermagem. Obrigado(a) pelo grande apoio e parceria em nossa SIPAT. Ela foi fundamental para o sucesso do evento”, destacou Marcillene.

 

A aluna do 10º período, Ilda Pereira Sange, compartilhou sua experiência na Portocel, destacando o enriquecimento pessoal e profissional ao aplicar os conhecimentos acadêmicos na prática. Ela ressaltou a gratificação de realizar consultas de Enfermagem, aferir pressão e glicemia, além de proporcionar orientações de saúde aos participantes.

“Foi muito relevante para o meu crescimento pessoal e profissional a experiência que tive na empresa Portocel. Tivemos a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos científicos adquiridos durante o curso de Enfermagem. Além disso, ter essa vivência prática de estar com o paciente realizando consulta, orientações de saúde, aferimento de pressão e glicemia foi gratificante e transformador”, afirmou a universitária.

 

Expansão das ações do “Novembro Azul”

As atividades do “Novembro Azul” não se limitaram à Portocel. No dia 17 de novembro, os acadêmicos Mateus Batista Martins (6º período) e Lorran Coutinho Pereira (10º período) estiveram na empresa Suzano, unidade Aracruz, promovendo orientações sobre câncer de próstata. Os estudantes foram acompanhados pelas preceptoras Sabrina Maria Batista do Nascimento e Sheila da Penha Moraes Santos.

 

Mateus Martins destacou a relevância da oportunidade para aprimorar a performance na “Educação em Saúde”: “É muito enriquecedor e importante para nós, enquanto acadêmicos de Enfermagem, ter a oportunidade ímpar de poder aprimorar nossa performance na parte de “Educação em Saúde”, que é tão necessária dentro da nossa futura profissão. Sobretudo, em uma empresa de tanto renome, acredito que nosso objetivo foi alcançado com êxito”.

As ações do “Novembro Azul” continuaram no dia 21 de novembro, quando as acadêmicas do 10º período do curso de Enfermagem da FAACZ realizaram orientações sobre câncer de próstata aos pacientes internados nas enfermarias da Clínica Médica e Clínica Cirúrgica do Hospital e Maternidade São Camilo, em Aracruz-ES. A ação foi solicitada pela gerente de Enfermagem do hospital, a enfermeira Layla Cavallieri, e os universitários foram acompanhados pela preceptora Sabrina Maria Batista do Nascimento.

 

Na ocasião, a aluna do 10º período Beatriz de Paiva Santana ressaltou a importância de compartilhar informações sobre o autocuidado: “Como acadêmica de Enfermagem, foi de extrema importância participar do “Novembro Azul”. É essencial entender que você está levando informações para pessoas sem entendimento do assunto e reforçando sobre a importância do autocuidado”.

A gerente de Enfermagem do hospital, Layla Cavallieri, elogiou a iniciativa dos alunos, ressaltando a importância das ações de conscientização no ambiente hospitalar: “É sempre muito importante desenvolver ações de conscientização no hospital, com os pacientes, enfatizar a importância da prevenção. Obrigada pela ação junto com alunos de Enfermagem sempre empenhados”.

 

Aldeia de Caieiras Velha recebe ações do “Novembro Azul”

 

Finalizando as atividades do “Novembro Azul”, os acadêmicos do 10º período participaram da “Noite Cultural” na aldeia de Caieiras Velha, promovendo orientações sobre câncer de próstata. O evento foi realizado em parceria com a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) Caieiras Velha e pela AITG (Associação Indígena Tupiniquim e Guarani). O convite foi feito pela enfermeira Vilma Benedito, da UBSI Caieiras Velha. As preceptoras Sabrina Maria Batista do Nascimento e Sheila da Penha Moraes Santos acompanharam os acadêmicos nessa ação.

Lorran Coutinho, aluno do 10º período, ressaltou a importância de sensibilizar os homens indígenas sobre a prevenção do câncer de próstata: “Foi muito importante esse momento, uma forma de sensibilizar os homens indígenas sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Incentivamos a procurar um atendimento de forma antecipada e deixar de lado as resistências masculinas e cuidar da saúde. A campanha de prevenção e tratamento do câncer de próstata deveria ser permanente, ao longo de todo o ano”.

Ana Cláudia Piol, psicóloga da UBSI Caieiras Velha, expressou gratidão pela parceria com a FAACZ, destacando o impacto positivo na comunidade: “A UBSI Caieiras Velha, através do Programa de Saúde da Família Indígena, desenvolve atividades do “Novembro Azul”. Esse ano trabalhamos mais intensamente, pois os acadêmicos de Enfermagem da FAACZ participaram. Eles foram enfáticos ao fazerem a orientação sobre a prevenção e o tratamento do câncer de próstata. A comunidade participou tirando dúvidas sobre a doença, os cuidados, bem como o tratamento. A parceria dos acadêmicos potencializou a ação de saúde para os homens da Comunidade de Caieiras Velha. Nossa gratidão”, frisou a psicóloga.

Na ocasião, as preceptoras do curso de Enfermagem da FAACZ, Sheila da Penha Moraes Santos e Sabrina Maria Batista do Nascimento, ressaltaram a importância da atuação dos acadêmicos em contextos diversificados, evidenciando a necessidade de ações de conscientização para a promoção da saúde.

 

“Achei de suma importância a atuação dos acadêmicos de Enfermagem em um contexto intercultural, levando em conta o reconhecimento da pluralidade e da diversidade étnica dos povos indígenas. Na mesma proporção que levam conhecimento, também saem incutidos de novos”, disse Sheila da Penha destacando a importância das ações interculturais, reconhecendo a pluralidade e diversidade étnica dos povos indígenas.

Sabrina Maria Batista, preceptora do curso de Enfermagem da FAACZ, evidenciou a relevância das ações dos acadêmicos de Enfermagem em eventos de orientação para a prevenção e promoção da saúde, contribuindo para o aprimoramento profissional e a melhoria da saúde da população: “A presença dos estudantes em eventos de orientação para prevenção e promoção da saúde é fundamental, permitindo-lhes vivenciar o dia a dia dos enfermeiros e contribuir para a melhoria da saúde da população”.

 

O encerramento das atividades do “Novembro Azul” marcou não apenas o final de uma série de iniciativas importantes para a prevenção do câncer de próstata, mas também ressaltou o comprometimento e a contribuição significativa dos acadêmicos de Enfermagem da FAACZ para a promoção da saúde na comunidade. A participação ativa desses futuros profissionais reforça a importância da interação entre a academia e a comunidade para alcançar resultados efetivos na promoção da saúde e prevenção de doenças.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 15/12/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste