Simulado Interdisciplinar avalia conhecimento de estudantes de Enfermagem na FAACZ

No último dia 06 de dezembro, os estudantes dos períodos 2º, 4º, 6º e 8º do curso de Enfermagem da FAACZ participaram de um simulado abrangente composto por 22 questões, duas delas discursivas e as demais objetivas. O simulado teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos sobre temas abordados desde o 2º até o 8º período, de maneira interdisciplinar.

 

As provas do simulado foram elaboradas com base nos conteúdos ministrados em todas as disciplinas do curso de Enfermagem, e as questões foram aplicadas pelos professores João Carlos Arivabene, Alan Diniz Ferreira e Layla Mendonça Lírio. A iniciativa faz parte do projeto “Interdisciplinaridade na Enfermagem”, idealizado pelos professores Sandro Calefi Campos e João Carlos Arivabene, este último também coordenador do curso.

Os participantes enfrentaram 22 questões no total, sendo duas discursivas – uma de conhecimentos gerais e outra específica. As restantes foram divididas entre quatro questões de conhecimentos gerais e 16 específicas, na modalidade objetiva. Os estudantes do 10º período de Enfermagem não participaram do simulado devido a estarem envolvidos em atividades voltadas para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2023.

 

De acordo com o professor João Carlos Arivabene, o projeto visa desenvolver habilidades, competências e conhecimentos interdisciplinares, auxiliando os universitários na preparação e construção do conhecimento ao longo do curso. Ele enfatizou ainda que serão realizados, periodicamente, simulados com questões objetivas e subjetivas, abordando temas como concursos públicos e privados, Enade, entre outros.

 

“Periodicamente, serão aplicados simulados com questões objetivas e subjetivas (concursos públicos e privados, Enade, outros). E, na sequência, acontecem discussão e debate das referidas questões com o professor facilitador do processo. As avaliações são divididas em duas partes: a formação geral, em que o acadêmico deverá responder itens relacionados a temáticas abrangentes e universais, e a formação específica, em que são aferidos saberes relacionados ao curso de Enfermagem”, explicou o coordenador do curso de Enfermagem.

Estudante do 2º período, Júlia Meireles Guss, expressou sua satisfação com a experiência do simulado, com questões objetivas e discursivas: “O simulado que fazemos ao longo do curso nos ajuda a se preparar para outras provas e concursos, e nos possibilita saber o nível de aprendizagem que obtivemos. A prova tem tempo adequado e questões bem desenvolvidas, que nos ajudam no entendimento das questões. Gostei bastante da experiência”, afirmou.

 

Além dos simulados, o projeto “Interdisciplinaridade na Enfermagem” engloba preceptoras, estudantes e professores em atividades como “Oficinas de Temáticas Específicas” em “Enfermagem e Saúde” e oficinas de conhecimentos gerais para a discussão de avaliações anteriores de concursos, com foco no aprendizado de interpretações de questões. A iniciativa visa enriquecer o aprendizado dos estudantes, promovendo uma abordagem integrada e abrangente no campo da Enfermagem.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 15/12/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste