Acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis realizam Feira Empresarial 2017

Foto: Ariel Cerri

 

Os estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAACZ realizaram, no último dia 24, na quadra poliesportiva da faculdade a 4º edição da Feira Empresarial, que foi organizada pelos alunos do 2º Ciclo, Módulo II. O evento é resultado dos trabalhos feitos pelos acadêmicos no Projeto Integrador (PI), que tem como professores responsáveis: Edivan Guidote Ribeiro (Administração) e Isabela de Sousa Borges (Ciências Contábeis).

 

Em anos anteriores os alunos realizavam apresentação de algum negócio já existente no mercado. Este ano, o desafio foi maior e os estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis criaram suas próprias empresas do ponto de vista teórico, organizaram um stand, apresentaram os produtos e atenderam os visitantes.

 

As empresas criadas foram: Salgadelicia, Mandioca Tapiocaria, Calth Drinks, Churrascaria Sabor no Espeto, Dona Formiguinha (Doceria), Stop Coffe, Pipocas Gourmet, Wraperia e Tic-Tacos, todas do Setor Alimentício. Durante o evento houve tanto degustação gratuita dos produtos, como vendas.

 

“Os detalhes observados nos stands, como vestimentas, marcas expostas, decoração, brindes, organização de fluxo e abordagem com os visitantes, tudo feito de maneira planejada, provam o quanto os alunos profissionalizaram este momento. A feira não foi uma simples tarefa de aula, foi uma demonstração de talento e capacidade dos alunos”, afirmaram os professores Edivan e Isabela.

 

Participaram da Feira Empresarial professores e alunos dos cursos de graduação da FAACZ, funcionários da Fundação São João Batista (FSJB) e visitantes da comunidade de Aracruz. Na ocasião, foi realizado a divulgação do VEST FAACZ 2018. Quem manifestou interesse em participar do vestibular teve isenção na taxa de inscrição. Além disso, o Comitê de Extensão da faculdade promoveu uma atividade com os alunos do 2º período de Direito sobre regionalidades do Brasil.

 

“O processo de aprendizagem é complexo e envolve diversos elementos de diferentes naturezas. É fato que aprendemos aquilo que a nós faz sentido e para o qual atribuímos valor. Na aprendizagem que se desenvolve no ensino superior, é essencial que haja a relação entre os conteúdos teóricos e sua aplicabilidade prática. Nessas atividades, o aluno entende com clareza que os conteúdos, às vezes difíceis quando vistos isoladamente, fazem todo o sentido. São nesses momentos que a aprendizagem se torna significativa”, explicou o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, prof. Izaque Vieira Ribeiro, sobre o processo de aprendizagem que a atividade promove no acadêmico.

 

E concluiu Ribeiro: “A Feira Empresarial tem esse objetivo e a cada ano toma maior vulto de forma que, além de já tradicional nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAACZ, torna-se necessária e indispensável. A nossa satisfação ao final do evento é semelhante à dos alunos que participam dele. Em ambos os casos, é a satisfação do dever cumprido, que vai além da aparência ornamental, pois sabemos que de fato houve envolvimento, comprometimento e aprendizagem”.

 

Saiba o que dizem os participantes da Feira Empresarial 2017 

“O processo de construção dos projetos está fundamentado na relação indissociável da teoria e prática, portanto, avaliar esses trabalhos na execução é observar a dinâmica de envolvimento e entusiasmo dos discentes. A Feira Empresarial é um sucesso por caracterizar o que há de melhor em nosso aluno: a criatividade”. Alex Sandro Ferreira Bernardes, professor avaliador dos trabalhos da Feira Empresarial.

 

“Os estudantes de Administração e Ciências Contábeis se superaram este ano. Foi perceptível a criatividade dos alunos ao simularem a estrutura real de uma empresa do ramo alimentício. Esse é sem sobra de dúvidas um evento de sucesso que demonstra o trabalho realizado em equipe”. Jovânio das Virgens Souza, coordenador operacional e patrimonial da FSJB.

 

“Na Feira Empresarial vivenciamos significativamente os conceitos aprendidos na trajetória do curso de Ciências Contábeis. Na oportunidade, colocamos em prática o aprendizado e sentimos a dinâmica real do cotidiano de um empreendedor”.  Brenda Santana Fachetti, do 2º Ciclo, Módulo II, do curso de Ciências Contábeis.

 

“É fundamental para nós, acadêmicos, ter esse tipo de experiência e vivenciá-la na prática. São ideias inovadoras de empreendedorismo que foram pensadas e que não encontramos no nosso dia a dia. A FAACZ nos instiga a busca pelo conhecimento e aprimoramento. Além disso, é muito bom passar para as outras turmas experiências que tivemos e que eles irão presenciar nos próximos períodos do curso”. Jarron Barbosa Ferreira – 8º período de Administração.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Holler Box