Advogado, palestrante e professor universitário fala sobre “Visual Law” com estudantes de Direito da FAACZ  

“Visual Law” é tema de palestra para alunos de Direito. Fotos: Ariel Cerri.

Inovação e tecnologia caminham de mãos dadas, estão revolucionando várias áreas do conhecimento humano, e, com a área jurídica não tem sido diferente. Com a pandemia causada pela Covid-19 o Direito vem passando por mudanças exponenciais, buscando soluções para o funcionamento remoto de tribunais, órgãos públicos e escritórios de advocacia.

 

Para falar com os estudantes, de diferentes períodos, do curso de Direito da FAACZ sobre o emprego de tecnologias, bem como as alterações nas formas tradicionais de exercício das profissões jurídicas e nas mudanças que estão ocorrendo nos institutos jurídicos foi que o coordenador do curso de Direito, prof. Horácio Aguilar, convidou o advogado, palestrante e professor universitário, Ricardo Fortes, para falar sobre “Visual Law”, em tradução livre, “Direito Visual”.

 

O bate-papo aconteceu no auditório da faculdade, no último dia 14, e contou com a participação de universitários e professores do curso de Direito da FAACZ. Ricardo começou explicando o que é Design e Visual Law. “Legal Design é a aplicação do design centrado no ser humano ao mundo do Direito, para tornar os sistemas e serviços jurídicos mais centrados no ser humano, utilizáveis e satisfatórios”, explicou o palestrante.

 

Ricardo apresentou exemplos de peças em “Visual Law” e mostrou algumas referências bibliográficas.

Ainda de acordo com Fortes: “O Design oferece métodos e prioridades para transformar o setor jurídico e obter resultados legais mais alinhados com os desejados pelos usuários e criar novas visões ambiciosas sobre como serviços jurídicos podem ser fornecidos. A ideia do Visual Law é apresentar um volume de informação simplificado, ter uma linguagem gráfica ao invés de textual, uma apresentação ordenada, com foco no estilo prático ao invés do teórico”, pontuou.

 

Durante a sua apresentação, o palestrante convidado, explicou: O que há de científico em Legal Design?; Qual a visão do interlocutor?; O que se pode utilizar em Visual Law?; O que se deve evitar?; Há amparo legal para uso no Brasil?; bem como falou sobre a proposta de simplificação neurovisual das informações e dados, apresentou exemplos de peças em Visual Law e mostrou algumas das principais referências bibliográficas sobre esse assunto disponíveis no Brasil.

 

Segundo a estudante do 3º período do curso de Direito da FAACZ, Lara Nunes Correia, a palestra com o professor Ricardo Fortes sobre “Legal Design e Visual Law” mostrou que um texto jurídico, que muitas vezes é cansativo e de difícil compreensão, pode ficar mais simples e atrativo por meio de imagens, fluxogramas, diagramas, tabelas e algumas outras ferramentas.

 

Universitários de diferentes períodos do curso de Direito aprendem sobre “Visual Law”.

“O Legal Design e Visual Law, além de facilitarem o entendimento da legislação – tanto para leigos no Direito, quanto para juristas – dão um destaque a quem usufrui dessas ferramentas. No meu estágio, vejo peças processuais todos os dias, e quando encontro alguma com a fonte ou a cor do fundo de texto diferente, essa já se destaca entre as outras, e na palestra esse destaque também nos foi apontado como um bom diferencial na advocacia”, explicou Lara.

 

Ainda de acordo com a universitária: “Vivemos em um tempo muito visual e as pessoas querem ser mais objetivas, “ir direto ao ponto”, então é importante que o Direito também se adeque a isso. Ao chegar em casa, atualizei meu currículo em um programa de edição que o professor Ricardo nos indicou e com certeza buscarei mais conhecimentos sobre esse conteúdo para poder usá-lo futuramente”, afirmou.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 23/02/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste