Alunas de Psicologia da FAACZ participam da 6ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola em Aracruz

Fotos: Divulgação

Universitárias do curso de Psicologia da FAACZ, juntamente com a coordenadora do curso, prof.ª Stéfani Martins Pereira, marcaram presença na 6ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE), um encontro que teve como objetivo fortalecer ações conjuntas e promover a articulação do trabalho em rede para a promoção da saúde e o enfrentamento da violência. O evento aconteceu, no último dia 29, no Plenário da Câmara Municipal de Aracruz.

 

As alunas participantes foram Jane Milena Fraga Basto (6º período), Thalia Fantin de Oliveira (10º período), Wirlandia Magalhães Devens (8º período) e Maria Eduarda Marins Pereira (8º período). A reunião foi organizada pela Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (SEMAS), Educação (SEMED) e Saúde (SEMSA), e reuniu diversos profissionais, incluindo diretores escolares, pedagogos, enfermeiros, assistentes sociais, conselheiros tutelares e psicólogos.

 

Para a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, a participação das alunas nesse evento foi muito importante. Ela enfatizou que as universitárias já possuem um repertório amplo de conhecimento das Políticas Públicas de Educação, Saúde e Assistência Social, o que lhes permitiu visualizar como essas políticas funcionam em rede e quais desafios estão presentes nesse contexto.

 

“Acompanhar o funcionamento prático dos conteúdos trabalhados em teoria nas disciplinas é fundamental para a formação acadêmica. Além disso, essa é uma oportunidade valiosa para conhecer de perto o funcionamento das Políticas Públicas no município de Aracruz e estabelecer contatos com profissionais de diferentes áreas”, afirmou a professora Stéfani Martins.

O encontro teve como foco principal a Vigilância de Violência e Acidentes (VIVA), com o objetivo de atender integralmente pessoas em situação de violência, em conformidade com a Lei 13.247/2017. Diversos palestrantes trouxeram insights valiosos durante o evento.

 

A assistente social Alexsandra Martins Entringer do Programa de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (Pavivis) iniciou as palestras com uma abordagem sobre acolhimento. Ela ressaltou que o acolhimento não se limita ao atendimento social ou hospitalar, mas pode acontecer em qualquer espaço, sendo uma responsabilidade compartilhada por todos os envolvidos no cuidado do paciente.

 

Edleusa G. F Copertino, especialista em Violência Contra a Criança e ao Adolescente e mestranda em Saúde Coletiva, abordou o papel da vigilância epidemiológica no enfrentamento da violência. Ela enfatizou que todos os setores, não apenas as forças de segurança, têm a responsabilidade de lidar com a violência, destacando o impacto dessa questão na saúde e qualidade de vida das pessoas.

 

Clésio de Oliveira Venâncio, psicólogo especialista em Saúde Coletiva, apresentou o conceito de Rede em Saúde, destacando a importância da corresponsabilidade e colaboração entre diferentes profissionais e setores para alcançar uma abordagem integral de cuidados.

A programação do evento também incluiu um diálogo aberto com o público, permitindo que os participantes fizessem observações e tirassem dúvidas com os profissionais palestrantes.

 

O Programa Saúde na Escola (PSE) está ativo em Aracruz desde 2009, promovendo o desenvolvimento pleno dos estudantes da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino por meio da articulação entre profissionais de diferentes áreas. As alunas participantes do curso de Psicologia da FAACZ expressaram a importância desse evento em termos de fortalecimento das ações do PSE e promoção de cuidados com a vida.

 

“Acredito que participar da reunião do Programa Saúde na Escola me convocou para um lugar que não é só, mas sim feito em rede, a promoção de saúde e combate as violências não se fazem sozinhas, e sim quando a rede intersetorial se reúne e é efetiva. Além disso, não se trata apenas de fazer parte da rede, mas sim de ser a própria rede e, como dito, produzir rizomas, que são conexões genuínas entre seres humanos reais que têm dores reais”, ponderou a aluna Maria Eduarda Marins Pereira, do 8º período.

 

Wirlandia Magalhães Devens, também aluna do 8º período, disse: “Foi muito bom ter tido a oportunidade de participar desse evento que teve como objetivo fortalecer as ações do Programa Saúde na Escola. O debate envolvendo secretarias de diversos setores e segmentos públicos e privados tem sido um marco para a articulação intersetorial do trabalho em rede no município de Aracruz. Sabe-se que não é um processo fácil mover tantos profissionais na gestão desse trabalho, contudo são ações como esta que se tornam urgentes na manutenção do cuidado com a vida. As leis por si só não fazem acontecer. O que faz acontecer são os movimentos/ações, mesmo que sutis”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 1º/09/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste