Alunos de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ promovem reunião com moradores do bairro Morobá

 

Dando continuidade às atividades do Projeto de Extensão “Projetando o Bem”, na última quinta-feira (1º/06), à noite, alunos do 5º período de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ, acompanhados pelos professores Giovanilton André Carretta Ferreira e Ivana Souza Marques, realizaram uma Leitura Comunitária (reunião) com moradores do bairro Morobá na Unidade de Saúde.

 

O objetivo da reunião era criar uma dinâmica de apresentação e validação do que foi produzido e, ao mesmo tempo, extrair outras informações sobre o olhar e vivência do cotidiano dos moradores a partir da leitura técnica elaborada pelos alunos em temáticas como: mobilidade e acessibilidade, economia local, evolução urbana, uso e ocupação do solo, demografia, vazios urbanos, áreas de risco, dentre outras.

 

Também estiveram presentes as lideranças comunitárias: o presidente da Associação de Moradores do bairro Morobá, Alcihélio Lima de Negreiros, popularmente conhecido como Cecéu, e antigos moradores como a Dona Cheirosa, Maria do Livramento e o Sr. Magnaldo, residentes há mais de 35 anos no bairro. Ao final da reunião o líder comunitário, Cecéu agradeceu aos professores e alunos pelo excelente trabalho e disse que todos os moradores gostaram da apresentação.

 

Para os alunos ficou uma experiência diferente não apenas de sair do espaço da sala de aula, mas da vivência de uma atividade com a comunidade, que para o estudante Pedro Henrique Barros, “embora não tenha sido uma quantidade grande de moradores, acredito que os que estavam lá realmente estavam interessados em ver o que tínhamos para falar. Com certeza um vai falar para o outro que vai falar para o outro, e mais pessoas saberão das ideias propostas. Mas o principal é que isso não acabe ali, pois acredito que seja importante para a comunidade saber que tem alguém interessado, em realmente, ajudá-los”.

 

Pedro finalizou dizendo: “É essencial enxergar a realidade através das pessoas que vivem lá, trazer para perto de nós toda consciência de como é burocrática a instalação de pequenas melhorias, e de como elas levam realmente tempo, estudo e dedicação para entrar em vigor. E, é um grande incentivo também saber que futuramente poderemos retornar lá, e colocar em prática o que aprendemos com esta experiência”.

 

Entenda um pouco mais sobre o projeto do bairro Morobá

O objetivo do Projeto de Extensão “Projetando o Bem” é desenvolver, em parceria com a comunidade um diagnóstico onde serão levantados os principais conflitos e potencialidades urbanísticas do bairro Morobá e, posteriormente, um Plano Participativo de Ações Urbanísticas Integradas. Como parte da metodologia de elaboração do diagnóstico, a atividade prevê uma visita guiada pelas lideranças do bairro e uma reunião (Leitura Comunitária) ampliada com a comunidade moradora.

 

Integrado ao Plano Participativo de Ações Urbanísticas os alunos desenvolverão, em grupos, um projeto arquitetônico para um Centro Comunitário do bairro Morobá, que chegará ao projeto básico legal. Além disso, o programa de necessidades também será conduzido pelas intensões da comunidade, além do projeto e execução de melhoria habitacional de uma residência também localizada no bairro, com técnicas, produtos e alternativas sustentáveis.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste