Alunos de Engenharia Mecânica das disciplinas EaD assistem a filmes motivacionais

 

No mês de novembro, os estudantes do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ, das disciplinas EaD, Administração e Empreendedorismo (8º período), e, Finanças Empresariais (6º período), fizeram uma atividade especial: assistiram filmes motivacionais. Os filmes foram indicados e disponibilizados pelo professor Jussélio Rodrigues Ribeiro, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da faculdade, o FAACZ Virtual, que é a plataforma onde ocorre as disciplinas.

 

Os universitários podiam escolher o filme que desejavam assistir. Foram indicados os filmes: “Joy: o nome do sucesso”, O Lobo de Wall Street”, “Jobs”, “Queda Livre: A Tragédia do Caso Boeing”, “A grande aposta”, “Fome de poder”, “Coração valente”, “Um senhor estagiário”, “O menino que descobriu o vento” e “O jogo da imitação”. Dentre eles, os mais assistidos foram: “O Lobo de Wall Street”, “Jobs”, “Fome de poder” e “O jogo da imitação”.

 

Segundo o professor Jussélio, responsável pelas disciplinas EaD, Administração e Empreendedorismo (8º período), e, Finanças Empresariais (6º período), no curso de Engenharia Mecânica, cada filme traz em si várias lições que se tornam aprendizados para todos, nós, como por exemplo, lições de liderança, desafios, dificuldades, inovação, lições de empreendedorismo e lições de diversidade.

 

Ainda de acordo com o docente da FAACZ, o objetivo da iniciativa é fazer uma correlação entre a teoria e a prática, e permitir ao universitário buscar um ambiente em que todo o conteúdo abordado em sala de aula pode ser colocado em prática pelas organizações.

 

“Dentre esse conteúdo abordado em sala de aula, cujas lições são mostradas nos filmes, podemos citar a formação de equipes, estilo de liderança, processo de tomada de decisão, empreendedorismo como no filme, “O menino que descobriu o vento”, dificuldades da liderança em lidar com os seus liderados, dentre outros aspectos”, explicou o professor Jussélio.

 

Veja alguns comentários dos universitários sobre os filmes assistidos

 

“Jordan Belfort é corretor da bolsa de uma firma de Wall Street de longa data. Ele passa no EXAME SÉRIE 7 e se torna um corretor licenciado. No entanto, em seu primeiro dia como corretor, a empresa faliu no crash de 1987. No entanto, Belfort conseguiu outro emprego como corretor da bolsa em Long Island. Suas aptidões permitiram que ele ficasse rico rapidamente. No entanto, J. Belfort não recebeu legalmente sua riqueza. Ele fez as coisas acontecerem com seu caráter e imoralidade, alcançou excelentes resultados. Foi sentenciado e preso por crimes de fraude relacionados à manipulação do mercado de ações”, relatou o estudante do 8º período do curso de Engenharia Mecânica, Lucas Nieiro Mantovani sobre o fime “O Lobo de Wall Street”.

 

“O filme “Jobs” retrata a trajetória de um dos fundadores e, principal, personagem por traz de uma das maiores e mais valiosas empresas do ramo da tecnologia da era moderna, a Apple Inc. Steve Jobs foi o principal nome por traz da companhia, que hoje é considerada a mais valiosa do mundo. O filme retrata tanto o Steve visionário e criativo, quanto o exigente. Era conhecido por ser uma pessoa rude, prepotente e extremamente exigente. No entanto, a mensagem do filme é que independente das falhas, com dedicação e empenho é possível dar a volta por cima. Quando o mesmo foi demitido, criou a Pixar Animation Studios, que depois foi vendida para a Disney”, explicou o estudante Ramon da Silva Gonçalves, também do 8º período do curso de Engenharia Mecânica, sobre o filme “Jobs”.

 

“Com o filme “Fome de poder” podemos aprender algumas lições e levá-las para a área dos negócios, como por exemplo: Saiba tudo sobre o seu negócio, o diferencial do Mc Donald’s não era a comida, não era o sabor, e sim a velocidade na entrega. Tendo mais máquinas, mais rapidamente atenderia seus clientes, tendo um tempo menor de espera. Conhecer seu diferencial é importante para fazer seu negócio decolar, por isso, estude seu próprio negócio. Focar na dor do consumidor e descobrir como solucionar problemas são alguns dos ingredientes do sucesso no empreendedorismo. Fica evidente no filme que foi resolvido a grande espera e filas nos restaurantes e demora para pegar os pedidos”, relatou o estudante do 8º período do curso de Engenharia Mecânica, Vinicius Sérgio Mendonça sobre o filme “Fome de poder”.

 

“O filme relata a Segunda Guerra Mundial e a vida de Alan Turimg. Devido seus hábitos perfeccionistas e sua personalidade mais introvertida, vivia isolado por apresentar diversos traumas psicológicos vividos da infância. Sofreu bullying, por grande parte da sua vida acadêmica, um tema que na época ainda não era conhecido. Formado em uma das melhores academias, começou a trabalhar para o governo, para tentar decifrar as mensagens da máquina alemã, Enigma. Alan começa a resolver os problemas por outro ângulo, cria uma máquina para quebrar o código, com intuito de desenvolver algo que pense como um humano”, destacou a estudante do 6º período do curso de Engenharia Mecânica, Karoline Leite Leione, sobre o filme “O jogo da imitação”.

 

“No filme pode-se perceber o porquê de Jobs ter se tornado esse grande empreendedor. Ele não tinha medo de arriscar, acreditava em si mesmo e no seu potencial, desafiava-se o tempo todo, com uma capacidade de negociação extraordinária, fechava prazos totalmente absurdos, contratava funcionários sem ter um centavo no bolso, simplesmente por acreditar em seu projeto e na qualidade de seu produto, ele sabia do que o cliente precisava. Jobs era viciado em trabalho. O filme é inspirador, instigante, motivador e capaz de prender total atenção do público, recomendo sim a todos os profissionais e estudantes da área de gestão e, principalmente, aos empreendedores, uma vez que todo ele é uma lista gigantesca de comportamentos desses profissionais. Vale a pena assistir”, relatou o estudante do curso de Engenharia Mecânica, do 6º período, Alenikison Monteiro dos Santos sobre o filme “Jobs”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 20/12/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste