Roda de Conversa: Universitários do curso de Psicologia debatem sobre a atuação do psicólogo em situações de emergências e desastres

Foto: Divulgação

“A atuação do psicólogo em situações de emergências e desastres” foi tema de roda de conversa realizada com os estudantes, de vários períodos, do curso de Psicologia da FAACZ. O bate-papo aconteceu no auditório da faculdade e teve como estudo de caso o atentado ocorrido, em novembro de 2022, em duas instituições de ensino, uma pública estadual e outra privada, localizadas no bairro Coqueiral, em Aracruz (ES).

 

Os professores da FAACZ, do curso de Psicologia, Eduardo Luiz Hubner Pereira, Júlia Carvalho dos Santos e Stéfani Martins Pereira, conduziram a roda de conversa. Júlia e Stéfani, além de docentes, são conselheiras do Conselheiro Regional de Psicologia da 16ª Região/Espírito Santo (CRP-16/ES). O objetivo do bate-papo foi orientar os universitários para atuação em situações de emergências e desastres, abordando a importância de sempre estarem estudando sobre primeiros socorros psicológicos.

 

Na ocasião, as professoras e conselheiras do CRP-16/ES abordaram aspectos éticos da profissão, para que os universitários saibam como atuar profissionalmente em situações assim. Ainda, a roda de conversa foi um momento de acolhimento para os estudantes de Psicologia, pois muitos residem no bairro de Coqueiral e viveram o momento da tragédia e estão lidando agora com os impactos em toda a comunidade.

 

Para o estudante do 4º período de Psicologia, Marcos Antonio Doná, “eventos como este, onde a FAACZ se abre ao debate sobre a atuação da Psicologia nos mais diferentes contextos, e em especial, na tragédia ocorrida em escolas de Aracruz, permite a nós, graduandos, a possibilidade de trocarmos conhecimentos/informações com nossos professores e demais colegas sobre questões que iremos enfrentar no dia a dia da nossa profissão. Parabenizo a FAACZ pela iniciativa”, disse o universitário.

 

“A Psicologia lida com pessoas em seus diversos momentos e estados emocionais, se faz importante o debate, sendo formador de pensamentos de agir frente às crises de urgências e desastres. O profissional se prepara para lidar com momento de crises, entretanto, sempre é importante se debater o seu papel, até onde pode ir e seus instrumentos disponíveis para auxiliar nas situações de tragédia”, afirmou Nathalia Cristina Piffer Deptulsqui Natali, aluna do 8º período do curso de Psicologia.

 

Segundo a professora da FAACZ e conselheira do CRP-16/ES, Stéfani Martins Pereira, a roda de conversa com alunas e alunos foi uma experimentação importante para abrir a complexidade de pensar o lugar da Psicologia em situações de violências e de desastres, como o que vivenciamos em nosso município, recentemente.

 

“É importante que o olhar seja o de promover análises de forma ampla, ética e embasada teoricamente sobre as várias camadas que compõe  o pensar-atuar em grandes tragédias: os primeiros socorros psicológicos; o fortalecimento da ação em políticas públicas de saúde e RAPS; a Lei 13.935/2019, que prevê atuação da Psicologia no ambiente escolar; a atuação com infâncias e juventudes; acolhimento e vivências em grupalidades; a escuta dos efeitos das violências em nossa sociedade (bullying, racismo, LGBTfobia, discursos de ódio, dentre outras)”, exemplificou Martins.

 

Além disso, segundo a professora Stéfani: “A profissional de Psicologia, sendo convocada a dar respostas e soluções imediatas, necessita exercer sua postura ética de tratar com seriedade assuntos complexos, rompendo com visões reducionistas, patologizantes e até mesmo manicomiais. Ao invés disso, é importante a proposta de pensar ações cuidantes de coletividades”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 20/12/2022

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