Semana de Psicologia da FAACZ comemora os 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil

Fotos: Alessandro Bitti

Para comemorar o Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, a FAACZ realizou a 4ª edição da Semana de Psicologia, nos dias 22 e 23 de agosto. “60 anos da Psicologia: Conquistas e Desafios na atualidade” foi o tema da mesa-redonda, que aconteceu no auditório da faculdade, e contou com a participação de professores e estudantes, dos vários períodos, do curso de Psicologia. Ao final da mesa-redonda foi aberto um momento para perguntas aos palestrantes.

 

Também marcaram presença, a diretora acadêmica prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli e a coordenadora do corpo docente e discente prof.ª Mercedes Silvério Gómez. A professora do curso de Psicologia da FAACZ, Júlia Carvalho, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância do momento para todos os psicólogos, em virtude, dos 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil.

 

Na abertura oficial do evento, a diretora acadêmica da FAACZ relatou que o curso de Psicologia veio atender ao anseio da sociedade de Aracruz e região. Em 2015, foi realizada uma pesquisa para verificar a viabilidade de implantação do curso em Aracruz e, em seguida, a graduação seguiu os trâmites legais para sua implantação.

 

“O curso de Psicologia para a cidade de Aracruz e região alavancou o sonho de muitos de vocês, que hoje, estão aqui conosco. E, agora, em 2022, estamos às vésperas de inaugurar o serviço de atendimento do curso de Psicologia, dentro de nossas dependências. Sem contar que, esse curso foi um dos poucos que dialogou com uma pandemia”, frisou a prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli.

 

Foram palestrantes da mesa-redonda do último dia 22, a presidente do Conselho Regional de Psicologia da 16º Região/Espírito Santo (CRP-16) Tammy Andrade Motta, de forma presencial, e o presidente do Sindicato dos Psicólogos do Espírito Santo (SindPsi-ES) Willian Fontes, por vídeo. Foi mediadora da mesa-redonda a professora Danielle Guss, do curso de Psicologia da FAACZ.

Durante a sua fala, a presidente do CRP-16 explicou sobre a diferença entre o Conselho de Psicologia e o Sindicato dos Psicólogos. Falou também sobre a organização e o funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia, explicou o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI) e sobre o Cadastro Nacional de Psicólogos, o Código de Ética Profissional, dentre outros assuntos.

 

“Psicólogas (os) devem se ater às normativas da profissão, estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia e pelo Conselho Regional de Psicologia de sua região. Não podem se abster de conhecer e se apropriar das normativas da profissão. Caso infrinjam algum dispositivo, seja do CEPP ou de Resoluções, podem sofrer penalidades éticas e até ter o registro profissional cassado”, afirmou a psicóloga Tammy Motta.

 

A presidente do CRP-16 alertou os presentes: “A Psicologia não pode se abster sobre os Direitos Humanos. É nosso dever trabalhar por uma sociedade mais igualitária e por indivíduos e relações mais saudáveis. Para isso não podemos permitir que os espaços que ocupamos sejam apenas espaços de reprodução de modos de vida que promovem exclusão, discriminação e violência”.

 

“Quero agradecer o convite da faculdade para falar um pouco, para vocês, sobre o sindicato, sobre essa organização de psicólogos, enquanto trabalhadores. O sindicato é uma associação, uma entidade de direito privado, que congrega pessoas para compor e fortalecer a nossa associação e também para sustentá-la de todas as formas, sejam econômicas ou não. O sindicato sobrevive do associado e da associada. Todo o recurso é oriundo de pessoas sindicalizadas”, explicou o presidente do SindPsi-ES.

 

“Um sindicato é uma associação que defende interesses trabalhistas de uma categoria. Em nosso caso, defendemos a categoria de psicólogos e psicólogas. A gente faz a luta, por alguns pilares: Melhores e maiores oportunidades de emprego, melhor remuneração, menor jornada de trabalho, maior autonomia e independência para que o psicólogo e a psicóloga, exerçam as suas atividades profissionais da forma que entendem ser a mais adequada, mais técnica e mais ética possíveis”, destacou Willian Fontes.

A Semana de Psicologia da FAACZ terminou, no último dia 23, com minicursos e oficinas, que aconteceram nas salas de aula do curso de Psicologia. Na ocasião, foram abordados o tema “Psicologia e grupalidades: paradigmas e possibilidades do trabalho com grupos”, ministrado pela professora Stéfani Martins Pereira; “Psicologia Organizacional: a estratégia promissora nas organizações”, ministrado pela psicóloga Evelly Pereira da Cruz.

 

Já o psicólogo André Avancini Flores abordou o tema “Judith Butler: contribuições para uma prática política da Psicologia”; “A escuta pela via do amor na prática clínica” foi o tema trabalhado pela psicóloga Gabriela Pontes Cordeiro e “Saúde Prisional sob a perspectiva da Gestalt-terapia”, ministrado pela psicóloga Andrezza Vieira dos Reis Lopes. Ao final dos minicursos/oficinas foi realizado sorteios e entregue algumas obras de referências técnicas, doadas pelo Conselho Regional de Psicologia da 16º Região/Espírito Santo.

 

Para Welington Nascimento Ribeiro Filho, estudante do 8º período do curso de Psicologia da FAACZ, sempre é muito enriquecedor participar de palestras na faculdade.

 

“A vinda do CRP-16 aqui na faculdade trouxe um novo olhar da atuação e da ética do psicólogo, que no futuro próximo já estaremos atuando na área. Para mim, a segunda vivência marcante nessa semana, foi o minicurso sobre o amor versus clínica, que mostrou um novo olhar para o que iremos enfrentar daqui pra frente e como será. Acredito que tudo que aprendemos aqui, hoje, é uma forma de plantio para colheita rica de conhecimentos e experiências acadêmicas, principalmente”, afirmou o universitário da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste