Estudantes de Enfermagem da FAACZ falam sobre a importância da amamentação com gestantes do bairro Guaxindiba

Fotos: Divulgação

“A importância da amamentação” foi tema de palestra ministrada, por estudantes do 6º período do curso de Enfermagem da FAACZ, para um grupo de gestantes, da UnidadeBásica de Saúde (UBS), do bairro Guaxindiba, em Aracruz. Também participaram do momento, agentes comunitárias de saúde dessa área e a preceptora de Enfermagem, Sheila da Penha Moraes Santos, supervisionando a atividade.

 

Na ocasião, as universitárias falaram sobre como se preparar para a amamentação e qual o momento de iniciá-la, porque amamentar, qual a posição mais indicada para alimentar o bebê e como pegá-lo de forma correta, dentre outras orientações. Além de sanar dúvidas das gestantes sobre alguns procedimentos, por exemplo, como saber que o bebê mamou o suficiente.

 

“A Educação Continuada é de extrema importância para a população. As orientações que são passadas agregam conhecimento. Desfaz mitos, principalmente, no tema abordado. Neste processo de abordagem, capacitamos mães e acompanhantes para levar um puerpério mais leve”, explicou a estudante do 6º período de Enfermagem Tereza Bendelack Cuaresma Vidal.

Segundo a aluna do 6º período de Enfermagem, Débora Soares Martins Máximo, “a palestra foi muito enriquecedora. As gestantes conseguiram absorver bem as informações sobre o assunto abordado. Além de aprenderem que com esforço, foco e perseverança, podemos alcançar nossos objetivos, e que o Amor de Mãe para o filho sempre prevalece”.

 

“Esse tipo de atividade leva o acadêmico de Enfermagem a rever informações inerentes ao dia a dia, agregando aos seus conhecimentos específicos e contribuindo de forma positiva com informações junto à comunidade”, pontuou a preceptora do curso de Enfermagem, Sheila Moraes.

 

Para a enfermeira Estefânia Loureiro Miranda Sarcinelli, “os estudantes de Enfermagem da FAACZ vêm para somar com a equipe da UBS, trazendo conhecimento técnico-científico. Fazendo um trabalho importante junto à comunidade, especialmente, a mais carente de nosso município”, destacou a servidora pública municipal.

 

Os pensamentos de Estefânia são compartilhados com a também enfermeira da UBS, do bairro Guaxindiba, Maria da Penha da Cruz Marcos, que afirmou: “Quero ressaltar a importância da contribuição dos acadêmicos na Educação Continuada, tão necessária no dia a dia da Atenção Básica à Saúde. Tal cooperação favorece e enriquece a interação entre pacientes, profissionais e universitários”.

Conheça a opinião das gestantes sobre a palestra

 

“Foi um aprendizado novo, porque nunca sabia que tinha que pegar no peito antes de amamentar. Também achei a posição para colocar o bebê muito importante”. Lucilene Souza Matos Maratone. 

 

“Achei um momento ótimo, porque as dúvidas que eu tinha era na posição.  Pensei que fazia certo, mas fazia tudo errado. Agora vou fazer da forma correta, na pegada e durante a amamentação”. Elenilza Ribeiro de Lima.

 

“Para mim foi muito importante, porque o meu primeiro bebê não amamentei, por falta de orientação. Tive dificuldade na sucção do meu primeiro filho e tive que interromper, por falta de orientação.  Hoje, aprendi a forma correta durante a mamada”. Eliane Ramos Guedes.

 

“Acho muito importante esse tipo de aprendizado, porque muitas gestantes não têm esse apoio e nem informação na família. Acredito que deveria ter mais reuniões como esta, pois nos norteia sobre o que precisamos fazer”. Thais Manga Lopes.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste