Professora lança livro sobre “Atividades Investigativas no Ensino de Ciências”

 

“Atividades Investigativas no Ensino de Ciências: Uma Sequência Didática” é o título do livro publicado pela professora de Ciências, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), Helania Mara Grippa. O livro é resultado da dissertação de mestrado defendida pela autora em 2013 no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A obra foi publicada pela editora Novas Edições Acadêmicas e pode ser adquirida aqui. Helania também é professora da FAACZ no curso de Enfermagem.

 

De acordo com a autora, a sequência didática foi estruturada segundo os pressupostos de uma pedagogia dialógico problematizadora, conforme o modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) de Delizoicov. As atividades foram construídas para proporcionar um ensino por investigação dentro de uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).

 

“Foi possível constatar, com a aplicação da sequência didática, uma evidente interação dialógica entre professor-aluno, permeando momentos em que os alunos puderam expor suas ideias e questionar de forma a possibilitar um ambiente colaborativo, participativo e dialógico. Observou-se que a sequência didática realizada também atingiu os objetivos da alfabetização científica, de forma a estabelecer relação entre os saberes cotidianos e científicos”, explicou a professora Helania.

 

Ainda segundo a autora: “Neste contexto, as atividades investigativas constituem-se um grande recurso direcionador do processo de ensino-aprendizagem e se enriquecem quando voltadas para a formação de cidadãos participativos, capazes de estabelecer relações entre os conhecimentos das ciências, as tecnologias associadas a estes saberes e as consequências destes para a sociedade”.

 

Para Helania transformar o seu trabalho de mestrado em uma obra que irá nortear o trabalho de outros docentes é a concretização de um sonho: “Ver este livro publicado foi uma realização de um sonho antigo tomando forma, virando algo real. Tem uma coisa bem específica com a escrita deste livro, que é meu envolvimento emocional e profissional, com o ensino de Ciências ao longo da minha história enquanto professora. Cada detalhe do livro foi estudado, planejado, organizado e escrito com o intuito de se tornar uma obra atrativa com sugestões de investigação científica no campo das Ciências, Biologia e Microbiologia. Foram noites, dias de dedicação. A emoção de segurar o meu livro pela primeira vez foi indescritível”, ressaltou.

 

A autora

 

A professora Helania Mara Grippa possui mestrado em Educação Ciências e Matemática – Educimat pelo Instituto Federal do Espírito Santo/IFES (2013), pós-graduação em Gestão Ambiental (2004), pós-graduação em Métodos e Práticas de Ensino (1999). Helania é graduada em Matemática pela União das Faculdades Claretianas de São Paulo/UNICLAR (2002) e em Ciências Biológicas pela Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis/ESFA (1998).

     
Helania é professora do CEA desde 1995 onde ministra a disciplina de Ciências. Atuou também como professora dos Cursos Técnicos do CEA na área de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Química, Mecânica, com as disciplinas de Saneamento Ambiental, Gestão Ambiental, Técnicas de Treinamento e Química Geral. Também trabalha na rede pública de Aracruz como professora efetiva de Ciências. Atualmente, também, é professora no curso de Enfermagem da FAACZ.

 
Além disso, a professora Helania atua como consultora de Projetos de Educação Ambiental e palestrante nas áreas do ensino de Ciências, Meio Ambiente, Saúde, e na formação do “Eu na Adolescência”. É pesquisadora no Ensino de Ciências, articulando o ensino por investigação ao movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) por meio de sequências didáticas.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box