Enfermagem: Aulas práticas e teóricas ajudam estudantes a entenderem a área de Urgência e Emergência

Foto: Divulgação

 

Trabalhar na área da Saúde é um desafio constante. A satisfação em lidar com o próximo e poder ajudar é que dão força para que os profissionais da Saúde tão importantes, em nossa sociedade, sigam superando esses desafios. E, na área de Urgência e Emergência, o enfermeiro lida com uma grande carga de pressão e precisa estar pronto para todas as situações de uma ocorrência, estando ele preparado para atender pacientes de todos os tipos de situações possíveis.

 

Além disso, esse profissional da Saúde precisa entender que seus pacientes/vítimas estão passando por um momento difícil e necessitam de uma atenção especial. Por isso, é preciso saber lidar com pessoas em estado grave e os seus familiares e/ou amigos.

 

Nesse sentido, os alunos do 7º período do curso de Enfermagem da FAACZ, vivenciam aulas teóricas e práticas pertinentes aos conteúdos da disciplina de “Urgência e Emergência” para que, quando profissionais, possam prestar um bom atendimento à essas vítimas, sabendo que esse cuidado deverá estar caracterizado por um atendimento rápido e coordenado entre os diversos profissionais que atuam nessa área.

 

“Aqui na FAACZ, os alunos do curso de Enfermagem presenciam aulas dialogadas e práticas simulatórias. Durante os debates/simulações é enfatizado aos universitários que necessitam ter um autocontrole, pois é necessário para lidar com tais situações, e a compaixão, para colocar-se no lugar dos pacientes/vítimas e dos familiares sem perder o distanciamento exigido pela prática profissional”, explicou o professor João Carlos Arivabene.

 

Nas aulas práticas foram abordados assuntos relacionados ao reconhecimento da Parada Cardiorrespiratória (PCR), Reanimação Cardiopulmonar (RCP), Transporte e Estabilização de Vítima, dentre outras. As práticas foram realizadas no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica da faculdade, onde os materiais e instrumentos utilizados, foram o boneco de reanimação, prancha de resgate, colar cervical e outros.

 

Segundo o professor João, o propósito da aula foi mostrar técnicas de avaliação do paciente grave, reanimação cardiopulmonar, estabilização e transporte de vítima em situação de acidentes e risco de morte. Com base nas aulas teóricas foram correlacionadas as práticas, buscando passar à aplicação da técnica.

 

Após o término da aula, foi possível chegar a um resultado que havia sido proposto como objetivo final, de entender e fazer aplicação da experiência prática. Durante as aulas, foram aplicadas técnicas simulatórias de um pseudo acidente automobilístico, e estabilização de vítima, com ou sem o uso de prancha longa, com aplicação de colar cervical.

 

Para Lorran Coutinho Pereira, essa experiência foi muito positiva. “Conseguimos superar as dificuldades e realizar de forma correta as manobras e técnicas ensinadas. Pude observar e aprender como proceder diante a situações de acidentes através da aula prática, agregando para meu conhecimento acadêmico e, futuramente, para exercer com maestria a carreira profissional. Foi muito importante à aplicação da prática da disciplina”, pontuou o universitário de Enfermagem.

 

De acordo com Matheus Simões Gomes, “as aulas práticas da disciplina de “Urgência e Emergência” nos possibilitam entender enquanto estudantes de Enfermagem, o funcionamento dos atendimentos coordenados em equipe, afim de prestar os primeiros socorros as vítimas de acidentes ou mal súbito. A finalidade desse primeiro atendimento é a de manter as funções vitais da vítima e evitar o agravamento de seu estado, empregando medidas e condutas até a chegada do serviço móvel de urgência”, explicou o estudante da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

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