Transtorno do Espectro Autista (TEA) é tema de palestra realizada por universitário do curso de Psicologia da FAACZ

Fotos: Divulgação

Na última quarta-feira (05/04), o estudante do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ, Wellington Nascimento Ribeiro Filho, ministrou uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para os alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Ermelinda Giacomin Farina”, localizada no Balneário Praia do Sauê, no município de Aracruz (ES).

 

O convite para o bate-papo foi feito ao universitário pela psicóloga e professora da FAACZ, Marta Rossoni. O momento foi organizado pela professora Marta, a pedido da diretora da escola, da rede municipal de ensino, Bruna Lombardi. “Temos em nossa instituição, estudantes com autismo e ainda percebemos que as crianças não compreendem as limitações desses alunos. Atendemos crianças de quatro a 11 anos”, explicou Bruna à professora da FAACZ.

 

A palestra ministrada teve amparo do Núcleo de Orientação de Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade, que é coordenado por Marta, e tem como uma de suas atividades apoiar, acolher e orientar o aluno que é encaminhado por professores e/ou coordenadores na ajuda para seus conflitos e dificuldades, por meio de uma escuta qualificada de modo a poder identificar algum comprometimento emocional ou até distúrbios e patologias decorrentes.

 

O tema abordado pelo universitário do curso de Psicologia foi também para lembrar da campanha anual sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece em 02 de abril. Segundo o universitário, inicialmente, ele compartilhou as experiências que teve quando trabalhou com ABA (Análise do Comportamento Aplicada), que na sigla em inglês é Applied Behavior Analysis, e com crianças autistas.

“Ministrar mais uma palestra, agora com crianças pequenas, do Ensino Infantil e Fundamental, foi muito interessante e divertido. De forma lúdica, pude ser eu mesmo com a garotada, e, consegui passar as informações sobre o autismo e o quanto precisamos respeitar e acolher pessoas com espectro autista. Expliquei como podemos acolher essas crianças, como respeitar e ser educado. O poder de fazer amizade, o poder que temos em ajudar os coleguinhas. Foi incrível como elas estavam interagindo, perguntando, querendo saber mais. Foi um momento muito rico e único”, relatou o estudante do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ.

 

“Essa foi uma das primeiras palestras que estou organizando com os estudantes do curso de Psicologia. Será um Ciclo de Palestras, que irá preparar o acadêmico da FAACZ para falar em público e estar preparado para o mundo. Esse trabalho, auxilia o nosso estudante no processo de ensino-aprendizagem e de absorção do conhecimento, ao mesmo tempo, em que oferece a sociedade um serviço de qualidade, com informações atualizadas. Esse trabalho está sendo desenvolvido por mim e pelo NOAPS”, explicou a professora Marta Rossoni.

 

Ainda de acordo com Rossoni, falar sobre TEA especialmente para crianças em idade escolar é algo extremamente necessário. “A conscientização sobre o TEA é fundamental para promover a inclusão de nossas crianças no ambiente escolar e, por entendemos, a importância dessa luta por respeito e igualdade. Sendo assim, se faz necessário ensinarmos aos pequenos como tratar o colega de sala, que tenha algum tipo de transtorno. A partir daí, conseguimos de fato promover a inclusão social. Além disso, quando a garotada entende as diferenças começa a respeitá-las e a levar essas informações à diante”, pontuou Marta.

 

“Wellington foi muito perfeito na sua palestra. As crianças compreenderam. Foi um momento de muito aprendizado. Por isso, contamos com a parceria da FAACZ, sempre que possível, para tratarmos de outros assuntos, como por exemplo: bullying e violência”, disse a diretora da EMEF “Ermelinda Giacomin Farina”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 12/04/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste