Professora e alunas do curso de Psicologia da FAACZ falam sobre “A luta antirracista no Brasil”

Fotos: Divulgação

A psicóloga e professora do curso de Psicologia da FAACZ, Stéfani Martins Pereira, e as estudantes do 7º período, Maria Eduarda Marins Pereira e do 9º período, Thalia Fantin de Oliveira, conversaram sobre “A Luta antirracista no Brasil” com os estudantes, do 6º ao 9º Ano, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA).

 

O bate-papo aconteceu, no último dia 04, durante o lançamento do projeto “Consciência, Cor e Arte”, idealizado pela professora da área de Linguagens do CEA, Lidimara Soares Monteiro. O projeto acontecerá ao logo do ano de 2023 de forma interdisciplinar envolvendo as turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio, abordando a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, conforme a Lei 11.645, de 10 de março de 2008.

 

Na ocasião, a professora e as universitárias do curso de Psicologia da FAACZ explicaram alguns conceitos aos alunos do CEA, como, por exemplo, a definição de racismo, o mito da democracia racial, violências e microviolências, as conquistas alcançadas e novas lutas. Também foi abordado pela docente e pelas universitárias, com os estudantes do Ensino Fundamental, a diferença entre racismo de origem e de marca, bem como apresentados dados sobre o racismo em números.

De acordo com a professora Stéfani, ao dialogarem com crianças de diversas idades a respeito do racismo, as alunas do curso de Psicologia da FAACZ têm contato com conhecimentos acumulados ao longo da graduação, como Psicologia do Desenvolvimento Infantil e Psicologia Escolar, para citar alguns exemplos.

 

“O intuito de levar alunas do curso de Psicologia a terem contato com temáticas transversais fundamentais para a sua formação visa facilitar o desenvolvimento de habilidades de comunicação e escuta, por meio do empoderamento, ao assumirem o protagonismo, ao conduzirem diálogos que atravessam as vivências da atuação em Psicologia. Desse modo, uma formação que se complementa entre competências fundamentais, o exercício da análise crítica e uma experiência de cidadania e de defesa de direitos humanos”, afirmou a docente da FAACZ.

 

E, continuou Stéfani: “Além disso, como temática transversal, o profissional de Psicologia lida com a temática do racismo em diferentes frentes de atuação, como na Psicologia Clínica, na Psicologia Escolar, nas Políticas Públicas em Assistência Social e Saúde. Portanto, conhecer e saber dialogar sobre racismo e seus efeitos psicológicos é de extrema importância para a prática profissional”.

“Falar sobre racismo com crianças é crucial para ajudá-las a desenvolver uma compreensão crítica sobre o mundo e se tornarem cidadãos mais conscientes e empáticos. Infelizmente, o racismo ainda é uma realidade presente em muitas sociedades e pode ter efeitos negativos na vida das pessoas que sofrem discriminação, ora de maneira explícita e declarada, ora de modo silencioso”, pontuou a professora do curso de Psicologia.

 

Segundo a professora Stéfani, ao falar sobre racismo com crianças, é possível ajudá-las a reconhecer este modo de violência, incentivando-as a combater o preconceito em todas as suas formas e a serem aliadas de grupos minoritários. 

 

“É importante lembrar que a educação sobre racismo não deve ser apenas uma conversa, mas um processo contínuo que envolve ações concretas, que compõem formas de atuar de forma preventiva a diversas formas de violências. O interessante desde projeto desenvolvido pelo CEA é o envolvimento interdisciplinar e que dura todo o ano letivo”, destacou a psicóloga e docente da FAACZ.

 

“Acredito que o maior aprendizado, enquanto estudante de Psicologia, contribuindo nessa conversa, foram as trocas, que é no partilhar que se aprende, e o quanto esse público despertou ainda mais interesse e vontade em mim. Esse encontro, produziu em mim potência, alegria e esperança”, disse Maria Eduarda Marins Pereira, estudante do 7º período do curso de Psicologia.

Para a aluna do 9º período de Psicologia da FAACZ, Thalia Fantin de Oliveira, estar no lançamento de um projeto educacional como o do CEA foi um momento muito importante e necessário. Afinal, de acordo com a universitária é primordial enfatizar a importância de incluir a nova geração, crianças e adolescentes, nesses diálogos, porque isso irá promove uma construção pessoal envolvida pelo respeito ao próximo.

 

“Abrir espaços para se falar sobre o racismo e todo o preconceito e discriminação que o envolve é gerar nas pessoas uma consciência da existência de que o racismo está presente na nossa sociedade, ele faz parte de uma construção histórica e estrutural que precisa ser discutida. Dessa forma, em meio a tudo o que foi partilhado com os alunos do CEA, o que levo como aprendizado é que o conhecimento e a conscientização são um dos meios pelos quais as mudanças acontecem frente a Luta Antirracista”, afirmou Fantin.

 

A professora Stéfani finalizou dizendo: “O contato com a prática é um diferencial do curso de Psicologia da FAACZ, que proporciona aos alunos as vivências de estágios desde o segundo ano de curso até a conclusão do percurso formativo. Além disso, o curso aposta em uma formação cidadã ao oferecer aos alunos a participação em projetos de extensão na comunidade. A participação em eventos como este reforça estes pilares”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 12/04/2023

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