Egresso de 2015 do curso de Administração da FAACZ fala sobre sua vida acadêmica e profissional após a graduação

“Ao concluir a minha graduação em 2015, ingressei em uma pós-graduação em Auditoria, Controladoria e Perícia, ministrada pela Multivix, com a finalidade de adquirir conhecimento voltado para a área empresarial e, assim, aprimorar os conhecimentos repassados pela FAACZ durante o curso de Administração”, relatou o egresso Vinícius Borlini Cusini, que teve como orientador do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na FAACZ, o professor Robson Moro Aioffi.

 

De acordo com o ex-aluno da FAACZ, após a conclusão, dos estudos da pós-graduação, e na troca de conhecimento com alguns colegas de faculdade e com apoio do professor Robson, um grande incentivador, no ano de 2017, Vinícius decidiu submeter o seu TCC em um concurso de nível Nacional, que tinha por finalidade a premiação de uma Bolsa de Mestrado em uma faculdade particular do Espírito Santo.

 

“Tratado de maneira anônima por todos os jurados, fui premiado em 3º Lugar no Prêmio de Excelência Acadêmica sendo ganhador de uma Bolsa de Mestrado na FUCAPE. Tudo isso, posterior aos conhecimentos adquiridos e TCC aprovado pela FAACZ. Neste mesmo ano, 2017, fui recrutado por uma das maiores empresas de Exportação do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo, Thor Granitos e Mármores, com o intuído de fazer parte da equipe de Departamento Pessoal. Eis que coloquei, mais uma vez, em prática os ensinamentos repassados pelos professores da FAACZ”, declarou Borlini.

 

Dessa forma, em 2017, Vinícius teve que fazer uma escolha difícil: Cursar o Mestrado ou visar o crescimento profissional na atual empresa. Após analisar os pós e contras, Borlini optou por continuar executando suas atividades profissionais na empresa, que lhe abriu as portas para o mercado de trabalho, e iniciou um curso de MBA voltado para Gestão de Pessoas pela Uninter, o que o levou a realizar um curso da Metodologia DISC e então alguns treinamentos, sendo um deles de Inteligência Emocional, de mentoria do Best Seller – Paulo Vieira.

 

Vinícius Borlini Cusini é egresso do curso de Administração da FAACZ. Foto: Arquivo Pessoal

“Em 2019, fui convidado por esta mesma empresa, para estar assumindo um novo desafio, fazer parte da Gestão de Recursos Humanos, cargo este que ocupo até os dias atuais. E não parei por aí, com o intuito de adquirir mais conhecimentos, iniciei um MBA voltado para Liderança e Coaching pela Uniube, sendo um dos mais importantes treinamentos, voltado a uma metodologia Internacional – PDA Internacional”, disse Vinícius.

 

O egresso do curso de Administração da FAACZ afirmou, ainda que: “O PDA Internacional nada mais é do que uma tecnologia capaz de traçar e analisar os perfis comportamentais das pessoas e, assim, identificar as principais habilidades e pontos a desenvolver nelas, sem qualificá-las como boas ou ruins, respeitando a subjetividade de cada uma e evidenciando suas soft skills”.

 

Borlini também falou quais são as suas expectativas com relação ao futuro a partir de agora. “A cada dia que passa vejo que é necessário sempre estarmos nos capacitando, evoluindo, elevando os degraus do sucesso. Vejo como expectativa futura uma segunda graduação voltada para a área em que atuo. Expectativas essas que foram traçadas desde a graduação em Administração na FAACZ, que nos mostra um leque de oportunidades e áreas que podemos atuar”, destacou o ex-aluno do curso de Administração.

 

Vinícius finalizou dizendo como a sua passagem pela FAACZ contribuiu em sua vida profissional e acadêmica: “Durante toda minha graduação não foi fácil. Afinal, tinha a responsabilidade de trabalhar o dia todo e ainda ter o compromisso de frequentar assiduamente as aulas. Foram momentos desafiadores, mais o que dizer durante os quatro anos, um agradecimento, pois a equipe de professores e mestres foram excepcionais. São pessoas que têm empatia, que têm o aluno como um amigo e que estão ali dispostos a lhe auxiliar”, afirmou.

 

Ainda de acordo com o ex-aluno do curso de Administração: “Neste período da graduação, houveram épocas que necessitei realizar viagens longas devido ao meu antigo trabalho, mais que eu sabia que tinha total apoio da faculdade, o que não me deixava desanimar do meu objetivo final. Se hoje, estou onde estou, é graças a todos os professores que me incentivaram e me instruíram com os seus conhecimentos vividos e praticados. Assim como eu, tenho vários colegas que veem a FAACZ como uma instituição que nos dá a oportunidade de aprimorar os nossos conhecimentos, inclusive por meio de intercâmbios estudantis”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 13/04/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste