“Bullying na sala de aula” é tema de palestra ministrada por universitário do curso de Psicologia para estudantes do Ensino Fundamental

Fotos: Divulgação

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras, que vem sendo organizado pela psicóloga e professora Marta Rossoni, no último dia 18, o estudante do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ, Wellington Nascimento Ribeiro Filho, ministrou uma palestra sobre o Bullying na sala de aula, com alunos do 6º e 7º Anos, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Caboclo Bernardo”, localizada no distrito de Barra do Riacho, em Aracruz (ES).

 

Segundo o universitário, ao chegar na escola se deparou com os estudantes no recreio, numa agitação total. “O tema “Bullying” é recorrente na unidade de ensino estadual e também na sala de aula, de acordo com as coordenadoras da escola. Por isso, optamos por falar sobre a sensibilização frente ao tema, respeito e empatia com os outros colegas, pois é importante as crianças saberem falar sobre isso”, afirmou o estudante do curso de Psicologia.

Ainda, de acordo com Wellington, ao final do bate-papo foi dito para os alunos do Ensino Fundamental a respeito de ferramentas tecnológicas que causam hiperestímulos, como, por exemplo, o aplicativo de mídia “TikTok” e a plataforma de compartilhamento de vídeos “YouTube”.

 

“Essas ferramentas tecnológicas podem trazer uma série de malefícios ao cognitivo de quem é exposto, liberando muita dopamina e podendo gerar vícios e dependências, incluindo o comprometimento da saúde mental de crianças e adolescentes. Assim, é importante elucidar sobre esses ambientes, influências e suas consequências. Afinal, o aluno é importante para a escola, para sua família e para a sociedade. Sensação de dever cumprido, após alguns relatos ouvidos por parte dos estudantes”, disse o universitário do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ.

O convite para o bate-papo foi feito ao universitário pela psicóloga e professora da FAACZ, Marta Rossoni. A palestra ministrada teve amparo do Núcleo de Orientação de Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade, que é coordenado por Marta, e tem como uma de suas atividades apoiar, acolher e orientar o aluno que é encaminhado por professores e/ou coordenadores na ajuda para seus conflitos e dificuldades, por meio de uma escuta qualificada de modo a poder identificar algum comprometimento emocional ou até distúrbios e patologias decorrentes.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 24/04/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste