Estudantes da FAACZ participam de evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia sobre atuação junto a povos indígenas

Evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16/ES) reúne acadêmicos e profissionais para discutir desafios e perspectivas. Fotos: Divulgação.

O Plenário da Câmara Municipal de Aracruz se encheu de vozes ansiosas por conhecimento e compromisso social, no último dia 11 de abril de 2024. Estudantes do curso de Psicologia da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) marcaram presença em um evento de grande significado promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16/ES). O encontro teve como foco central as “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas Junto a Povos Indígenas”.

 

A iniciativa, que integra a política de interiorização das atividades do CRP e busca estreitar os laços com a categoria profissional, foi proposta pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), em articulação com a Comissão de Relações Étnico-Raciais (CRR) do CRP-16. O objetivo primordial foi discutir os desafios e as perspectivas da atuação de psicólogas junto a povos indígenas, além de divulgar as importantes Referências Técnicas publicadas em 2022 pelo Crepop.

 

O evento contou com uma mesa de abertura composta por moradores das aldeias indígenas de Aracruz, que trouxeram suas vivências e lideranças para enfatizar a importância da Psicologia no cuidado dessa população, ressaltando as particularidades no atendimento. Em seguida, uma segunda mesa foi formada por profissionais que atuam diretamente em aldeias indígenas do município, incluindo a conselheira Nita Tuxá (Edilaise Vieira), do Conselho Federal de Psicologia, e o cientista político Danilo Tupinikim, formado pela Universidade de Brasília (UnB). A mediação ficou por conta da professora Stéfani Martins Pereira, coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ e conselheira do CRP-16.

 

Dentre os participantes, estiveram as psicólogas Ana Cláudia Piol Lopes, especialista em Saúde Indígena, e Dionéia de Jesus, com vasta experiência no Sistema Único de Assistência Social, atuando no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Indígena desde 2016. Seus relatos e contribuições enriqueceram o debate, destacando a importância da escuta ativa, do respeito à cultura e da construção de vínculos humanos sólidos. Durante esse momento, foram discutidos os desafios encontrados na prática profissional e a relevância das referências técnicas para os psicólogos que atuam nesse contexto.

 

Além das autoridades no assunto e profissionais, os estudantes presentes também tiveram a oportunidade de compartilhar suas percepções. “Participar do lançamento das ‘Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas Junto a Povos Indígenas’ foi um privilégio”, afirmou Anna Lara Conti Santos, aluna do 3º período de Psicologia da FAACZ. Ela continuou: “Reforçou em mim, futura psicóloga, a consideração de que a nossa Psicologia precisa ser ressignificada como a Psicologia do fazer o bem-viver, termo apresentado pela querida psicóloga Nita Tuxá”.

 

Para Anna Lara, a ressignificação da prática psicológica passa por um conjunto de valores e ações fundamentais. “Através de uma escuta ativa, acalento, cultura da alegria e a prática da empatia, podemos nos tornar psicólogos verdadeiramente humanos”, ressaltou ela. “Antes de tudo, devemos reconhecer que cada indivíduo representa um povo, uma cultura, um saber, uma história. Portanto, merece ser escutado com amor, respeito e atenção”, frisou a universitária.

 

Prof.ª Stéfani Martins, coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ e conselheira do CRP-16 foi mediadora do evento, que teve a participação de profissionais e estudantes de Psicologia.

Essa visão holística da Psicologia, que transcende o mero aspecto técnico, é para Anna Lara uma síntese entre Ciência e Relações Humanas: “Psicologia é Ciência, mas também é relações e vínculos humanos. E, esses vínculos só podem ser construídos e estabelecidos com a minha imparcialidade pessoal e profissional”, pontuou a aluna do curso de Psicologia da FAACZ.

 

Para a também estudante da FAACZ, do 1º período de Psicologia, Juliana Pereira Guimarães, o evento realizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo representou uma oportunidade única de ampliar horizontes: “O evento trouxe à luz discussões de atuação responsável e humanizada. Entender as particularidades, cultura e valores dos povos indígenas é fundamental para práticas mais assertivas no acolhimento e no apoio à saúde mental nas aldeias”.

 

Juliana ressaltou ainda a importância das apresentações que trouxeram dados estatísticos relacionados ao alto índice de suicídios nas comunidades indígenas. “Esses números são um chamado à ação. Precisamos estar mais conscientes e engajados em oferecer suporte psicológico eficaz à comunidade na qual estamos inseridos”, enfatizou ela.

 

A aluna do 7º período do curso de Psicologia da FAACZ, Julia de Jesus Guimarães, afirmou que o evento foi uma fonte de inspiração para sua futura carreira: “Esse momento foi muito rico para nós, estudantes de Psicologia. Mesmo sendo um assunto presente há anos, o senso comum muitas vezes nos afasta dessa pauta tão importante que são os direitos indígenas e sua presença na sociedade”.

 

Julia também destacou o impacto dos depoimentos de psicólogas que atuam diretamente nas aldeias indígenas: “Mesmo com barreiras linguísticas e culturais, elas conseguem fazer um trabalho magnífico. Isso nos inspira a estudar e nos aprofundar nos costumes e ideias das comunidades que iremos servir, como futuras psicólogas e cidadãs ativas dentro de nossa sociedade”, observou a universitária.

 

O evento foi, portanto, uma oportunidade fundamental para os estudantes de Psicologia da FAACZ ampliarem seus horizontes e compreenderem melhor os desafios e responsabilidades da profissão, especialmente no contexto da diversidade cultural e étnica do Brasil. Essa iniciativa, demonstra o compromisso do CRP-16/ES em promover a interiorização das atividades e a aproximação com a categoria profissional, reforçando a importância do diálogo e da formação continuada para um exercício ético e responsável da Psicologia.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                               
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 16/04/2024

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