Estudantes de Psicologia explicam sobre atendimentos ofertados aos cidadãos em prol da Saúde Mental

Fotos: Alessandro Bitti

Universitários do 8º período do curso de Psicologia da FAACZ prepararam murais sobre os atendimentos ofertados pelos governos, municipal, estadual e federal, em prol da Saúde Mental. O momento foi realizado no último dia 10, Dia Mundial da Saúde Mental, e aconteceu na quadra poliesportiva da faculdade. A atividade foi organizada e acompanhada pela professora do curso de Psicologia, Marta Rossoni.

 

O dia 10 de outubro foi escolhido pela Federação Mundial de Saúde Mental, em 1992, com o objetivo de alertar para os cuidados necessários à manutenção da Saúde Mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a pandemia de Covid-19 criou uma crise global na Saúde Mental e estima que houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, só em 2020.

 

Durante a atividade na quadra poliesportiva, os estudantes de Psicologia explicaram os serviços prestados aos cidadãos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o cuidado em Saúde Mental, especialmente, os que são ofertados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

 

Também apresentaram importantes informações acerca da política pública de Assistência Social, executada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nos lembrando que saúde é mais do que ausência de doença, pois deve objetivar o alcance de qualidade de vida e bem-estar.

 

Por isso, conhecer os serviços prestados pelo SUAS se faz importante porque proporcionam, acompanhamento psicossocial por meio de serviços realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 

 

Na ocasião, os universitários de Psicologia também falaram sobre o Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da FAACZ, que é um serviço de apoio ao estudante de graduação, com objetivo de orientá-lo e acolhê-lo em seus conflitos e dificuldades que podem estar interferindo na sua adaptação e desenvolvimento acadêmico. Além dos estudantes, o NOAPS também pode atender os docentes e funcionários técnico-administrativos e operacionais da faculdade.

 

“Realizar este momento, além da importância de partilhar informações indispensáveis para nossa formação enquanto futuras (os) psicólogas (os), também foi uma oportunidade de levarmos as políticas públicas de Saúde Mental para a instituição. Infelizmente, muitas pessoas ainda não compreendem a importância destes locais, nem conhecem seus direitos”, afirmou a aluna do 8º período de Psicologia, Nathália Imberti Ravani.

 

A universitária concluiu dizendo: “Também foi indispensável falarmos do NOAPS, o Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico, serviço oferecido a estudantes e docentes da FAACZ. Precisamos fortalecer as políticas públicas. Para isso, o primeiro passo é nos informamos e lutar para que estes direitos sejam garantidos a todas e todos”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 14/10/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste