Sucesso é a palavra que define a 4ª edição da Jornada das Engenharias na FAACZ

Mesa de honra na abertura da 4ª edição da JOENG na FAACZ. Fotos: Divulgação

“Quando temos a oportunidade de fazer a nossa Jornada das Engenharias é sempre um momento muito especial. A primeira edição deste evento aconteceu em 2014, e foi muito legal, pois foi a primeira vez que reunimos todos os cursos de Engenharia da FAACZ, em um evento unificado. As outras edições aconteceram em 2016 e 2019. Devido a pandemia de 2020, só foi possível realizar a 4ª edição agora em 2022”, disse o coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ, prof. Dr. Harerton Dourado na abertura oficial da 4ª edição da Jornada das Engenharias (JOENG).

 

Em seguida, o professor Harerton convidou a presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral, juntamente com a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli para comporem a mesa de honra. Também fizeram parte da mesa, o egresso de 2017 da Engenharia Mecânica da FAACZ Moisés de Jesus Nunes, que é assessor de Engenharia do CREA da Inspetoria de Aracruz; o engenheiro Florestal e Segurança do Trabalho, Edemilson Abreu Carneiro, que é membro do CREA da Inspetoria de Aracruz e o palestrante da noite, o gerente de Relacionamento Institucional do CREA/ES, o engenheiro Civil, Ambiental e de Segurança do Trabalho Giuliano Battisti.

 

Logo depois, a palavra foi passada a presidente da FSJB, que disse: “É uma alegria para nossa instituição voltar a promover eventos presenciais. Aproveitem bastante este momento. Vocês serão os futuros engenheiros das empresas que estão em nossa região. Por isso, tirem o máximo de conhecimento dos seus professores e acreditem: O sucesso é garantido para aquele que se empenha e faz o que ama”, ressaltou Celi Cabral.

 

Universitários de vários períodos do curso de Engenharia Mecânica participam da 4ª edição da JOENG

Na abertura do evento, a diretora acadêmica da FAACZ afirmou que esses momentos são essenciais para que os universitários ampliem o debate sobre a Engenharia. “Desejo que vocês se inspirem no que a Engenharia tem de mais belo que é criar, recriar, desmanchar e refazer. Que cresçam na profissão que escolheram. Que todos estejam atentos neste momento e que cresçam como alunos e profissionais. Quero ainda agradecer ao CREA/ES por essa relação de parceria com a FAACZ formando nossos alunos”, disse Adriana Recla.

 

Também marcaram presença na 4ª edição da JOENG, os professores e estudantes dos vários períodos do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ, bem como os egressos de 2020, do curso de Engenharia Civil, Lincoln Roger da Costa Amaral Tassinari e de 2012 do curso de Engenharia Mecânica, Florinda Vergna Morelato. Na ocasião, os ex-alunos falaram sobre as suas experiências profissionais e os caminhos que trilharam até o mercado de trabalho na área de Engenharia.

 

“Hoje, trabalho no CREA Inspetoria Aracruz e na Suzano. Sou ex-aluno do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ. Quando você chega no final do curso de graduação, pensa: O que aprendi? Depois de um tempo vai percebendo que precisa filtrar alguns dos conhecimentos adquiridos e colocar o que der na prática, no dia a dia profissional, o que será mais utilizado. O importante de passar pelos bancos da faculdade é que você aprende aonde buscar as informações que necessita e o conhecimento que precisa”, relatou o egresso de 2017, Moisés de Jesus Nunes.

 

Egressa da FAACZ de 2012, Florinda Vergna Morelato, fala sobre sua trajetória profissional.

“Quando terminei a faculdade fiquei pensando se iria atuar na área de Engenharia, pois já tinha uma trajetória profissional, de doze anos, como marceneiro. Contudo, percebi que havia uma carência de profissionais no mercado de Engenharia e vi aí uma oportunidade. Mercado de trabalho para o engenheiro tem, entretanto, você tem que estar preparado para as oportunidades que vão surgir, com o registro profissional legalizado. Por isso, estudem, para que vocês tenham competência técnica para selecionar os conhecimentos e as informações de que precisam”, alertou o ex-aluno da FAACZ Lincoln Roger.

 

“Para enfrentar essa área da Engenharia tem que ter muita resiliência. Se pudesse deixar uma mensagem aos futuros colegas de Engenharia Mecânica, especialmente, as mulheres eu diria que temos que ter muita convicção do que falamos e ser bastante firme, não baixar a cabeça por preconceito, só por ser uma mulher. Tem que gostar, principalmente, do que a gente faz para sermos bons profissionais. As parcerias também são importantes. Quero desejar sucesso a todos os estudantes de Engenharia”, afirmou a ex-aluna da FAACZ Florinda Vergna Morelato, no segundo dia do evento.

 

Após as falas iniciais, a palavra foi passada ao palestrante da noite, que abordou o tema “Importância do CREA-ES para a Engenharia e Defesa da Sociedade”. Na ocasião, Giuliano Battisti falou sobre o Conselho Federal de Engenharia (CONFEA) e sobre o CREA/ES. Também apresentou a formação da diretoria em 2022 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo, bem como uma mensagem aos participantes do atual presidente, o engenheiro agrônomo Jorge Luiz e Silva.

 

O gerente de Relacionamento Institucional do CREA/ES, Giuliano Battisti realiza palestra de abertura.

Giuliano explicou ainda aos participantes o papel do CREA/ES, que tem como finalidade principal a fiscalização do exercício da profissão. Disse ainda sobre as implicações legais, em caso de exercício indevido da profissão de engenheiro. A importância do CONFEA e do CREA no Brasil, bem como, do Sistema de Fiscalização e elucidou também algumas partes da Resolução n.º 1134, de 28 de outubro de 2021, que aprova os princípios, as diretrizes e os procedimentos para a supervisão e a gestão da fiscalização do exercício e da atividade profissional do Sistema Confea/Crea, e dá outras providências.

 

“No Brasil, existem profissões regulamentadas e não regulamentadas. O Estado regulamenta uma profissão se entender que seu exercício indiscriminado coloca em risco a sociedade. Só é engenheiro quem está registrado no Conselho de Classe. Caso contrário, é apenas bacharel em Engenharia, isto é, finalizou somente a graduação na área”, destacou o engenheiro Civil, Ambiental e de Segurança do Trabalho Giuliano Battisti.

 

A 4ª edição da JOENG continuou, no segundo dia, com os participantes conversando com a egressa da FAACZ de 2012, do curso de Engenharia Mecânica, Florinda Vergna Morelato, que atualmente é engenheira mecânica na Klabin, na região Sul do Brasil. A conversa aconteceu por meio de videoconferência. Em seguida, o prof. Dr. Alberto Ferreira de Souza da UFES falou sobre “Veículos Autônomos e seu Impacto Futuro”.

 

Universitários do curso de Engenharia Mecânica participam de visita técnica no Shopping Oriundi.

Durante sua fala, o prof. Alberto falou sobre o Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA), bem quais são as instituições e as empresas que são membros e a verba que a instituição recebe para realizar as pesquisas. Falou ainda sobre as capacidades cognitivas fundamentais do homem que viabilizam a sua autonomia, os sentidos relacionados e os diversos tipos de memória. Sendo, as principais: a memória de longo prazo de dados sensoriais e conceitos associados; a memória procedural; a memória episódica e a memória de trabalho. Além disso, apresentou uma definição sobre inteligência.

 

“Para o nosso grupo de pesquisa inteligência é a capacidade de coletar e memorizar dados sobre o mundo, usá-los para interpretar o presente e fazer predições úteis de curto e longo prazo, e empregar tudo isso para decidir sobre qual é a melhor próxima ação a ser executada, de uma série de ações (presentes e futuras) computadas e consideradas”, explicou o professor Emérito do Departamento de Informática da UFES e diretor do I2CA, prof. Dr. Alberto Ferreira de Souza.

 

Logo depois, os participantes da 4ª edição da JOENG participaram de uma palestra com o prof. Dr. Raphael Fracalossi falando sobre “Tecnologia de exploração espacial: telescópio James Webb”. Raphael é físico, doutor em Cosmologia e ex-docente do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ. No encerramento do evento, os participantes foram no Shopping Oriundi, para uma visita técnica, e puderem conhecer os sistemas de refrigeração e ar-condicionado, geração de energia, recuperação de águas pluviais, câmaras fras, Logística, Central de Controle e Automação. Clique aqui e assista ao vídeo da visita. A 4ª edição da JOENG aconteceu nos dias 10, 11 e 13 de outubro, de forma presencial e remota na FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 19/10/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste