Coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ fala sobre “Saúde Mental no Trabalho” durante SIPAT da empresa Mipe Construções e Montagens

Fotos: Divulgação

“Saúde Mental no Trabalho” foi o tema de destaque na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da empresa Mipe Construções e Montagens, realizada no último dia 20, no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), da Petrobras Transportes S/A (Transpetro), unidade Aracruz (ES).

 

Para apresentar o tema aos colaboradores da empresa terceirizada da Transpetro, a técnica em Segurança do Trabalho da Mipe, Glaucimara Franqueta convidou a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, prof.ª Karina de Andrade Fonseca.

 

Segundo a professora, grande parte dos colaboradores no ramo industrial é do sexo masculino e vivemos em uma sociedade em que, ainda, existem muitos tabus sobre a saúde mental do homem. Por isso, o ambiente de trabalho é local propício para realização de diálogo e orientação sobre o tema, especialmente problematizar a máxima “homem não chora”, ainda fortemente enraizada em nossa cultura.

 

“O local de trabalho é o lugar no qual passamos a maior parte do dia e é nesse local que o sofrimento psíquico pode se tornar mais evidente. É importante compreender e colocar em prática o compromisso com a colaboração para criar e manter relações harmônicas com quem dividimos nosso cotidiano nos mais diferentes espaços. Características como cordialidade, tolerância e respeito são primordiais para nossa convivência com o outro e devem ser aprimoradas dia a dia”, pontuou a psicóloga.

Ainda de acordo com a prof.ª Karina, é importante compreender que somos instantes e que podemos mudar nossos desejos e planos, o que nos coloca em movimento mediante as transformações do mundo e dos contextos em que vivemos.

 

“Esse entendimento é também um cuidado com nossa saúde mental, pois nos coloca permanentemente em contato conosco promovendo, assim, autoconhecimento, o que possibilita compreensão acerca de quais formas de autocuidado podemos exercer, de modo que façam sentido para a nossa própria existência”, afirmou Fonseca.

 

“O trabalho que esses profissionais desenvolvem deve primar pela atenção com as normas de segurança e, por isso, é importante que esses trabalhadores cuidem da sua saúde mental para favorecer a atenção plena na execução de suas atividades”, pontuou a professora Karina.

 

Para a técnica em Segurança do Trabalho da Mipe, Glaucimara Franqueta, “falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho é fundamental, principalmente na área industrial onde os funcionários estão expostos a atividades de alto risco. Sabemos que a falta de atenção pode causar acidentes, sendo assim, a abordagem e desmistificação sobre esse tema só traz benefícios”, destacou. 

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 23/12/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste