FAACZ entrega livros doados para Campanha Hemolivros promovida pela Fundação Hospital e Maternidade São Camilo

Prof.ª Karina de Andrade Fonseca, diretora da FAACZ prof.ª Adriana Recla Sarcinelli e a enfermeira nefrologista referência técnica do Centro de Hemodiálise, Daiana Santos. Foto: Divulgação

Mais uma etapa da Campanha Hemolivros foi cumprida no último dia, 19 de dezembro. A coordenadora e docente do curso de Psicologia da FAACZ, prof.ª Karina de Andrade Fonseca, e a diretora acadêmica da FAACZ e escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, realizaram a entrega de vários livros doados por alunos e colaboradores da instituição de ensino, a enfermeira nefrologista referência técnica do Centro de Hemodiálise, do Hospital São Camilo, em Aracruz (ES), Daiana Santos.

 

Foram arrecadados cerca de 30 exemplares de livros de diversos gêneros, como romance, biografias, autoajuda, fatos históricos, dentre outros. Entre outubro e dezembro de 2022, a FAACZ, em ação gerida pela profª. Karina de Andrade Fonseca, colaborou para arrecadação de exemplares para doação e disponibilizou um ponto de coleta, dentro das dependências da faculdade.

 

Durante o recebimento dos livros, a enfermeira nefrologista referência técnica do Centro de Hemodiálise, Daiana Santos, falou sobre a importância do projeto para os pacientes que fazem tratamento dialítico e agradeceu pelas doações.

 

O Programa Hemolivros, desenvolvido no Centro de Hemodiálise de Aracruz – FHMSC, foi idealizado pela comissão de humanização, através do qual vem desenvolvendo múltiplas atividades ligadas à leitura, atividades motoras, dinâmicas, objetivando suporte lúdico e terapêutico para nossos pacientes/clientes”, explicou a enfermeira representando o Hospital São Camilo.

 

Ainda de acordo com Daiana: “Essas ações, levadas ao ambiente do tratamento, apontam para o importante papel da literatura, enquanto atividade de lazer, humanizando o processo da sessão de hemodiálise. Tais atividades, oferecidas aos pacientes/clientes, possibilitam momentos para a fantasia e o sonho, portais para o exercício de uma imaginação livre e criadora, reduzindo assim o estado de incapacidade e proporcionando alívio temporário para dores e medos advindos do tratamento”.

 

Daiana finalizou dizendo: “Em parceria com a FAACZ, vamos dar início a concretização desse projeto, utilizando os livros como coadjuvantes na recuperação dos pacientes/clientes, que se faz pelo fortalecimento psicológico fornecido pela leitura, seja ela dirigida ou espontânea. Promovendo humanização e melhora da qualidade de vida no espaço. Reduzido assim, os níveis de estresse, elevando o bem-estar, despertando sentimentos positivos, tais como: alegria, prazer e relaxamento, fornecendo momentos de cultura e ludicidade, utilizando a leitura como ferramenta complementar no tratamento dos nossos pacientes/clientes e promoção da saúde”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 23/12/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste