Curso de Psicologia da FAACZ estimula a participação estudantil em instâncias deliberativas para a categoria

Desde a sua regulamentação como profissão, por meio da Lei Federal 4.119, de 27 de agosto de 1962, a Psicologia no Brasil vivenciou muitos momentos de transformações, que a garantiram como ciência e profissão pautada no cuidado e na defesa dos direitos humanos. Guiados por tais diretrizes, uma grande massa de psicólogas e psicólogos no país atuaram em importantes momentos históricos que consolidaram a democracia como regime de governo do Brasil.

 

Por isso, referências para atuação da categoria, pautadas no respeito às diversidades, na promoção e na inclusão social, e no comprometimento com práticas que não gerem ou reforcem preconceitos e violências, estão garantidas na Resolução CFP Nº 10/2005, que aprovou o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

 

É importante destacar que construir-se psicóloga e psicólogo é um processo contínuo. Por isso, desde a graduação, estudantes de Psicologia devem ter acesso às normativas para atuação que respeite os regulamentos da categoria e demais que atravessam o fazer “Psi”. Contudo, tornar-se psicóloga e psicólogo demanda encontro com o outro, consigo, com contextos e culturas as mais diversas, valorizando, assim, a compreensão do homem e de suas relações.

 

Neste sentido, apontamos uma fala da presidente do Conselho Federal de Psicologia na Gestão 2019-2022, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, em setembro de 2022, durante evento realizado no estado do Acre com estudantes de Psicologia. Disse a presidente na ocasião: “A Psicologia se edifica nas relações humanas, na intersubjetividade e no encontro com o outro, exigindo vivência acadêmica na sala de aula e fora dela, de forma a gerar reflexão, confronto de ideias e o desenvolvimento de uma postura ética e de respeito à diversidade”.  

 

Concordando com tal modo de pautarmos a formação, o curso de Psicologia da FAACZ estimula o protagonismo estudantil em sua construção e também nos encontros e experimentações em contextos, em que a Psicologia é debatida, como no VI Congresso Regional da Psicologia do Espírito Santo (6º COREP-ES) realizado, em 2022, pelo Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16/ES).

 

“O curso de Psicologia da FAACZ sempre incentiva a participação dos estudantes em eventos da categoria, objetivando, assim, o desenvolvimento do protagonismo estudantil. Em tais eventos, os graduandos têm a possibilidade de participar de um ambiente de trocas entre profissionais e outros estudantes da área, organizando, assim, ações em defesa da Psicologia como ciência e profissão”, pontuou a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, prof.ª Karina de Andrade Fonseca. 

 

A aluna Lorrayne Del Caro Zanoni, a prof.ª Júlia Carvalho dos Santos e a estudante Nathalia Cristina Piffer Deptulsqui Natali no Congresso Regional de Psicologia. Foto: Divulgação

Na ocasião, as alunas do 8º período, Lorrayne Del Caro Zanoni e Nathalia Cristina Piffer Deptulsqui Natali, participaram do VI Congresso Regional de Psicologia (COREP) do Espírito Santo, realizado no dia 02 de abril de 2022 (no formato online) e nos dias 09 e 10 de abril (no formato presencial, no município de Vitória-ES). O COREP tem por finalidade apreciar, sistematizar e aprovar as propostas que foram para o 11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado entre os dias 02 e 05 de junho de 2022, em Brasília (DF).

 

As propostas debatidas no COREP vieram de encontros chamados de Pré-COREP, que ocorreram em municípios de todas as microrregiões do estado, no qual foram eleitos os 44 psicólogos delegados do COREP, além de 23 estudantes de Psicologia, representantes de Instituições de Ensino Superior do Estado do Espírito Santo.

 

O CNP é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia, que agrega o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRP). Com essa experiência, as alunas tiveram direito à voz em todo o fluxo de atividades do evento e nos contaram sobre o que aprenderam.

 

“Participar do 6° COREP foi um momento muito gratificante e de aprendizado para a minha formação. Tive a oportunidade de me aproximar de questões e direitos que a minha categoria vem lutando durante anos, além de ter contato com outros estudantes de Psicologia e psicólogos de diferentes áreas do estado do Espírito Santo. Quem tiver a oportunidade de participar, recomendo demais”, afirmou a universitária da FAACZ, Lorrayne Del Caro Zanoni.

 

“Como aluna em formação, participar do COREP é uma gratificação. Estar em um ambiente com profissionais e estudantes de diversas regiões do Estado, debatendo sobre a profissão e lutando pelos direitos, é um momento importante. Diversas mentes se voltando para um bem em comum, buscando a evolução e o desenvolvimento da Psicologia no Espírito Santo e em nosso País”, destacou a aluna do curso de Psicologia da FAACZ, Nathalia Cristina Piffer Deptulsqui Natali.

 

A professora do curso de Psicologia da FAACZ, Julia Carvalho dos Santos, foi uma das delegadas do VI COREP-ES, além de ter sido eleita para uma das 16 vagas de delegados capixabas que representaram a categoria no CNP. A professora destacou a importância do evento e da participação estudantil.

 

“O COREP faz parte de um processo democrático que envolve as tomadas de decisões do que será feito pela Psicologia Brasileira nos próximos três anos. Participar desses espaços é importante na construção da profissão que queremos e acreditamos para o nosso País. Os estudantes que participaram desse momento, ainda que tenham atualmente só direito a voz e não ao voto, reforçam a necessidade e a importância desses espaços decisórios desde o processo formativo”, explicou a docente da FAACZ.

 

Texto: Setor de Comunicação
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br

Texto escrito com base em informações do CRP-16/ES.

 

Data da publicação: 22/12/2022

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