Bate-papo: Estudantes de Pedagogia conversam com delegada sobre violência contra a mulher

Foto: Alessandro Bitti

 

Na última quinta-feira (09), os estudantes do 1º Ciclo/Módulo I (antigo 1º período) e do 1º Ciclo/Módulo II (antigo 3º período) de Pedagogia da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) conversaram sobre a violência contra a mulher com a delegada, Dr.ª Amanda da Silva Barbosa, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Aracruz.

 

O tema foi proposto pela prof.ª Marta Rossoni e faz parte do conteúdo programático da disciplina de Inclusão e Diversidade e é um dos eixos estudados pelo Comitê de Extensão da faculdade. “A violência contra a mulher acontece mais dentro de casa do que na sociedade. Pesquisa divulgada recentemente diz que 40% das mulheres que sofrem violência doméstica e familiar são evangélicas. Esse tipo de violência acontece em todas as esferas sociais”, afirmou a delegada.

 

Na ocasião, a titular da Deam de Aracruz explicou também sobre os aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha e falou sobre as alternativas não-violentas no âmbito das relações interpessoais, especialmente, as conjugais e familiares. Amanda também fez relato de experiências do seu dia a dia no ofício de delegada titular da Deam.

 

“Poder participar de momentos e eventos que nos agregam conhecimentos novos, mesmo nesta temática fortíssima sobre a violência contra a mulher, tema hoje bastante polêmico em todo o território nacional, capacita-nos cada vez mais”, disse Marcos Vinicius Sepuchro dos Santos, aluno do 1º Ciclo/Módulo I.

 

O estudante de Pedagogia finalizou dizendo: “A delegada Dr.ª Amanda nos explicou sobre as causas e consequências de alguns tipos de violências contra as mulheres. A que mais me chamou a atenção foi a “violência psicológica”. Como mencionou a delegada: Diferente do que se imagina, não é só ser agredida fisicamente para estar em uma ação violenta. Palavras também podem ofender e ferir”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Nos dias 14 e 15 de outubro (segunda e terça-feira),
não haverá expediente na instituição.

Holler Box