Egressos e alunos de Arquitetura e Urbanismo ajudam a revitalizar escola de Aracruz

Fotos: Divulgação

 

Orientados pela prof.ª Ivana Souza Marques, que é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ, egressos e alunos do curso realizaram mais duas ações do Projeto de Extensão de Revitalização da Escola de Ensino Fundamental Zenília Varzem Ribeiro, em Barra do Riacho. As duas ações consistiram em uma oficina de paisagismo, para 15 alunos da escola municipal, conduzida pelas egressas Amanda Bianchini e Ivania Gomes, que culminou com o plantio de mudas de flores que foram utilizadas no projeto de paisagismo da escola e um mutirão, também realizado na escola.

 

O mutirão tinha como objetivo a revitalização ambiental da escola, que foi coordenado pela aluna Larissa Evangelista Rangel e contou com a participação de representantes da comunidade da Barra do Riacho, alunos e professores da escola e de empresas parceiras no projeto de revitalização que é também uma das ações do Programa Ambiental da Portocel (PEA) “Jovens em Ação e Eco Agentes em Ação”. As mudas foram doadas pela Portocel, Criart Flores e São Miguel Paisagismo e os grafites nos espaços internos e externos da escola foram feitos pelo grafiteiro Felipe Pereira Rodrigues (Koki) e por componentes do grupo Ação Cultbio.

 

Os estudantes da FAACZ, Ramon Segal Farage e Karla Garcia Correia, conduziram a execução do Projeto de Paisagismo com a pintura dos vasos de pneus, onde serão plantadas mudas de árvores frutíferas. Já a revegetação dos canteiros existentes e criação de um jardim vertical foram atividades orientadas pela professora Ivana, pela aluna Marisa Siqueira de Sá e pela egressa Amanda Bianchini. O registro fotográfico ficou sobre o olhar da aluna Letícia Pereira Freires.

 

Saiba como tudo começou

 

O trabalho realizado na escola de Barra Riacho foi possível graças a estudante de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ, Larissa Evangelista Rangel, que conheceu a realidade da escola Zenília durante a sua participação no “Amigos da Escola”. Larissa conversou com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ, prof. Ivana Marques, que propôs a criação do Projeto de Extensão do curso.

 

Após visitas de reconhecimento do espaço foram identificadas as frentes de trabalho sendo uma de realização de intervenções artísticas, com resgate cultural e pintura de paredes, que já estão sendo executadas pelo aluno de Arquitetura e Urbanismo, Ramon Segal Farage e a elaboração de um Projeto Paisagístico para a escola, que conta com o apoio das egressas, Amanda Bianchini e Ivania Gomes.

 

 

Veja as opiniões sobre o projeto de revitalização

 

“No aspecto pedagógico, a parceria com a FAACZ, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, aproxima à riqueza desse conhecimento à realidade das crianças da escola, “des-elitizando” a Arquitetura. Traz novos horizontes, novas possibilidades para as crianças. Estimula o desenvolvimento de habilidades que vão além do conhecimento da leitura e escrita”. Leandra Evangelista, pedagoga da escola Zenília.

 

“Quando pensei em participar na escola, ainda como voluntária do “Amigos da Escola”, não tinha a dimensão de que o projeto daria tão certo. Ao conversar com a coordenadora Ivana e termos o entendimento de que poderíamos montar um Projeto de Extensão foi que percebi o quão importante tudo isso poderia ser para minha formação como arquiteta urbanista. O projeto passou então a ir além de uma satisfação pessoal e fazer parte da minha formação profissional. A Arquitetura me faz perceber que nossa ação vem superando todas as expectativas e não só as crianças, mas a comunidade possui um espaço mais agradável e estimulante, já que o muro da escola também foi humanizado”. Larissa Evangelista Rangel, estudante do 7º período de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ.

 

“Achei o mutirão muito importante e legal. Ficou tudo muito bonito. A escola é muito importante para mim. É importante que a escola seja a mais bonita do município e que ela continue assim, as plantas cresçam bem bonitas e que os alunos possam cuidar”. Ana Klara, aluna da escola Zenília.

 

“Eu achei o mutirão muito legal. As pessoas gostaram muito e eu também. Tudo ficou muito lindo. A escola está ficando cada vez mais do jeitinho que a gente quer”. Amanda Amâncio, aluna da escola Zenília.

 

“Sou grande entusiasta das atividades de extensão porque acredito no tamanho do alcance de transformação de cada projeto, seja para o aluno ou para a comunidade. Nos anos em que tenho atuado em Projetos de Extensão percebo a alegria e a responsabilidade que os futuros arquitetos urbanistas carregam para si e, como isso, acaba por refletir em suas escolhas profissionais. Convido a todos os alunos a participarem e mesmo a proporem novos Projetos de Extensão nos quais o curso de Arquitetura e Urbanismo possa atuar”. Ivana Souza Marques, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Holler Box