Calouros dos cursos de graduação conhecem um pouco da história da FAACZ

Fotos: Alessandro Bitti

Os calouros dos cursos de graduação da FAACZ participaram de um bate-papo com a diretora acadêmica, prof. Adriana Recla Sarcinelli, com o coordenador de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, prof. Marcos Halasz e com o presidente do Comitê de Extensão, prof. Arismar Manéia, no último dia 12. O encontro aconteceu no auditório da faculdade.

 

Na ocasião, a diretora falou sobre sua formação acadêmica, sua experiência profissional na área educacional como professora e diretora da faculdade e do Centro Educacional de Aracruz (CEA). Contou também como foi a sua escolha no período de vestibular e da importância de uma instituição comprometida em ofertar uma educação de qualidade, que fará a diferença na formação do aluno.

 

“Ter uma boa base teórica associada com o aprendizado prático fará a diferença na sua formação, principalmente, quando chegar ao mercado de trabalho. Nós aqui da FAACZ, enquanto educadores, estamos comprometidos com o seu aprendizado e iremos ajudá-los a trilhar esse caminho no ensino superior. Os nossos professores são em sua maioria mestres e doutores”, destacou a professora Adriana Recla.

 

A diretora acadêmica também falou sobre o NOAPS (Núcleo de Orientação de Apoio Psicopedagógico) e explicou que é um atendimento que sempre foi oferecido aos alunos, professores e funcionários da instituição.

 

“É um trabalho feito por psicólogo. Esse apoio é oferecido por profissional psicóloga no NOAPS. Nele, você pode receber até três atendimentos de trinta minutos, por semestre, agendados pelo site da FAACZ. O NOAPS é uma forma de acolhimento, que o nosso aluno às vezes necessita ter, de ser ouvido por outra via”, pontuou Sarcinelli.

 

Logo em seguida, o prof. Marcos Halasz falou um pouco da história da Fundação São João Batista, mantenedora da faculdade, e das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), além de dados que colocam a faculdade entre o seleto grupo de grandes instituições de ensino do Espírito Santo.

 

Marcos também falou sobre o calendário acadêmico da FAACZ que fica no site da faculdade para consulta de alunos e professores. Falou ainda sobre Ensino, Pesquisa e Extensão, Regimento da FAACZ, fluxos e procedimentos, principais ferramentas tecnológicas, estágio internacional, dentre outros assuntos.

 

Durante o encontro, foram apresentados pelo prof. Marcos o portfólio de cursos de pós-graduação, bem como os programas de bolsas de estudos ofertados pela faculdade, como o Nossa Bolsa e o Prouni, além do FIES e de outros financiamentos, como o Faça Acontecer do Sicoob.

 

Marcos também disse sobre os laboratórios específicos de cada curso para atividades práticas, bem como sobre a infraestrutura da instituição com salas de aulas confortáveis, biblioteca, etc. Falou ainda sobre os Projetos de Iniciação Científica (IC), sobre os universitários que estão envolvidos com pesquisa e sobre alunos com bolsas de IC pela Fapes.

 

Segundo o prof. Marcos, a pesquisa acadêmica da FAACZ tem por objetivo garantir o cumprimento da missão institucional que visa uma formação de excelência aos acadêmicos de graduação e de pós-graduação. “A pesquisa é desenvolvida na FAACZ na forma de Iniciação Científica e é conduzida como um instrumento que permite colocar os estudantes de graduação em contato direto com a atividade científica”, explicou Halasz.

 

Ao final do encontro, o prof. Marcos afirmou que: “Para ajudar os estudantes na procura do estágio a faculdade tem convênio com mais de 560 empresas na área governamental, industrial, de educação e de saúde. Os egressos da FAACZ, no mercado de trabalho, estão no setor industrial, setor público e na área acadêmica”, ressaltou.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste