Coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ marca presença em conferência nacional realizada em Gramado (RS)

Fotos: Divulgação

O coordenador dos cursos de Engenharia (Civil, Mecânica, Química e de Produção) da FAACZ, prof. Harerton Dourado, participou da 78ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que aconteceu entre os dias 8 e 11 de agosto, em Gramado/RS. O prof. Harerton fez parte de uma comitiva da Engenharia Capixaba composta por aproximadamente 450 pessoas, vinculadas ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA/ES). O prof. Harerton, também, é inspetor da Inspetoria de Aracruz (ES) do CREA/ES.

 

Milhares de profissionais, empresas, professores, graduandos, cientistas, representantes de órgãos públicos e interessados em tecnologia e inovação participaram dessa edição da conferência que teve como tema central “A Importância da Engenharia na Soberania Nacional”. A solenidade de abertura foi realizada na noite, do último dia 08 de agosto, e contou com a presença de diversas autoridades, além de apresentações culturais.

 

Cerca de cinco mil pessoas marcaram presença no evento, entre profissionais, lideranças, autoridades nacionais e internacionais que lotaram o Centro de Convenções Serra Park. Além de representantes regionais do Sistema, também prestigiaram a cerimônia de abertura lideranças de entidades de classe internacionais, autoridades políticas estaduais, reitores e diretores de empresas do setor.

 

O professor Harerton, durante a conferência, participou de algumas palestras, como a do comunicador e engenheiro civil Marcelo Tas, que trouxe uma palestra inspiradora e enriquecedora sobre inovação e criatividade na era digital. Com sua experiência, Tas destacou a importância de se adaptar às mudanças rápidas que a tecnologia traz consigo.

 

Durante sua apresentação, ele abordou como a criatividade se tornou uma habilidade fundamental em um mundo cada vez mais digitalizado. Discutiu como as tecnologias têm impactado nossas vidas, e como os profissionais, incluindo engenheiros, agrônomos e geocientistas, podem explorar esse cenário para promover soluções inovadoras.

 

O palestrante afirmou ainda que é fundamental se adaptar às constantes inovações, saber se comunicar de maneira assertiva e também ser um bom ouvinte é de extrema importância quando se trata da aceleração das mudanças ocorridas no mundo digital.

Harerton, ainda, participou da palestra ministrada pelo climatologista brasileiro Carlos Nobre, conhecido pelo trabalho no campo da ciência do clima e suas contribuições para a compreensão das causas e consequências dos eventos climáticos. Na ocasião, Carlos Nobre disse que as mudanças climáticas são um desafio para todos nós e que é preciso atuar rapidamente para tentar frear as consequências desastrosas para o planeta.

 

De acordo com o climatologista, um dos resultados é o calor extremo que matou na Europa 61 mil pessoas no verão do ano passado, acometendo principalmente idosos e mulheres. Na avalição dele, as estratégias utilizadas atualmente para lidar com as temperaturas altas não estão sendo eficazes.

 

No último dia da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), ocorreu um encontro marcante para profissionais e entusiastas da tecnologia, onde o destaque foi a palestra proferida pelo renomado engenheiro de telecomunicações Orlan Almeida, especialista em transformação digital, head de Inovação na GIANT Inovação, especialista em Inteligência Artificial para Negócios, ganhador do prêmio Algar Innovation Day e projetista da primeira tornozeleira eletrônica brasileira.

 

A apresentação teve como tema “Tecnologias Disruptivas: Desvendando o Futuro”, e reuniu participantes ávidos por entender as inovações que estão moldando o cenário global. Orlan Almeida, um dos expoentes no campo das telecomunicações e inovações disruptivas, compartilhou sua visão sobre como as tecnologias emergentes estão causando rupturas em indústrias tradicionais e abrindo portas para novas oportunidades.

 

Uma das principais tendências destacadas por Almeida foi o avanço da Inteligência Artificial (IA) e a proliferação da Internet das Coisas (IoT). Ele enfatizou como essas tecnologias estão remodelando desde a forma como as empresas operam até como os consumidores interagem com o mundo ao seu redor. Os exemplos variaram desde assistentes virtuais até cidades inteligentes, onde sensores e dispositivos conectados colaboram para melhorar a qualidade de vida.

 

Outra palestra de destaque que aconteceu, no dia 11 de agosto, foi com a engenheira aeroespacial Aprille Joy Ericsson. Muito além dos foguetes, ela conduziu o público pelos bastidores dos principais equipamentos que fazem a história da agência espacial norte-americana, motivando também os mais jovens, em pleno Dia do Estudante.

Com a experiência de haver trabalhado em todas as fases de uma missão espacial, Aprille apresentou algumas dessas etapas de sua atuação profissional, em torno de ferramentas como mapas artificiais, ou o telescópio James Webb, que levou 28 anos para ser construído e possibilita compreender a origem e a expansão do universo, desde seu lançamento em 25 de dezembro de 2021. Aprille participou também da equipe para a recente missão da Nasa a Marte.

 

Durante sua apresentação, Aprille aprofundou as informações sobre as pesquisas desenvolvidas pela Nasa, muito além dos foguetes, em torno de veículos não tripulados, satélites, balões meteorológicos.  Ao mencionar a grandeza do telescópio James Webb, Aprille destacou também os custos mais modestos utilizados em projetos desenvolvidos pela Nasa em torno de miniaturizações de naves espaciais e outros artifícios tecnológicos.

 

Para o coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ participar da 78ª SOEA foi uma experiência de grande valor e de aprimoramento de conhecimentos.

 

“Assistir palestrantes de renome internacional, e ficar por dentro das últimas tendências da profissão, e ter ainda a oportunidade de conhecer colegas de todo o Brasil é sempre muito bom. Mas, o mais gratificante foi constatar que boa parte da delegação que representou a Inspetoria do CREA-ES, em Aracruz, foi formada por egressos dos nossos cursos de Engenharia. Essa representatividade só mostra que a FAACZ vem desenvolvendo um trabalho que rende frutos para a nossa sociedade, transforma vidas e contribui para um futuro melhor”, pontuou o professor Harerton Dourado.

 

78ª edição da SOEA

 

A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) é o maior evento nacional da área tecnológica. Realizado desde 1940, o evento, que é promovido pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, reúne milhares de participantes dos quatro cantos do país, que debatem temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira.

 

Em 2023, a 78ª edição da SOEA foi uma excelente oportunidade para demonstrar as evoluções da área tecnológica, dos profissionais e da representação profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua. Reconhecida por sua importância na contribuição para a evolução da área tecnológica nacional, mais uma vez a Engenharia e a Agronomia estiveram comprometidas em debater e propor as melhores soluções para o futuro do Brasil.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 22/08/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste