Estudantes de Engenharia Mecânica da FAACZ utilizam sala Maker para aula inovadora

Fotos: Alessandro Bitti

Os alunos do 10º período do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ tiveram uma experiência educacional única e inovadora. Sob a orientação do professor Daniel Ernesto Otarola Tasaico, responsável pela disciplina de “Modelagem e Simulação em Engenharia Mecânica”, os estudantes mergulharam em uma aula prática que destacou a importância da simulação computacional e da utilização da sala Maker como ambiente propício para o aprendizado. A atividade aconteceu no último dia 12 de setembro.

 

A sala Maker, um espaço diferenciado da faculdade equipado com computadores e tecnologia de ponta, proporcionou aos alunos a oportunidade de explorar a modelagem de sistemas físicos, por meio de equações matemáticas, que foram resolvidas com o auxílio de recursos computacionais avançados. O professor Daniel Tasaico enfatizou como esse tipo de ambiente acadêmico promove a interação entre os grupos de alunos, tornando as aulas mais envolventes, divertidas, dinâmicas e inovadoras.

 

O coordenador dos cursos de Engenharia da FAACZ, professor Harerton Dourado, também esteve presente durante a aula e destacou a importância da simulação computacional para os engenheiros. Ele afirmou: “A simulação computacional é uma ferramenta indispensável para o engenheiro, e a sala Maker, com seu ambiente que estimula o pensamento “fora da caixa”, é o local ideal para as práticas dessa disciplina”.

Um dos alunos do 10º período, Silas Ribeiro Heringer, compartilhou sua perspectiva sobre a utilização da sala Maker. Ele descreveu o ambiente como algo extremamente importante, pois oferece uma dinâmica diferenciada em comparação com a sala de aula tradicional e permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Silas enfatizou a importância de mesclar métodos tradicionais com abordagens inovadoras no ensino.

 

“Ter um outro tipo de visão, fora da realidade que antigamente era praticada dentro do ambiente acadêmico, é muito importante. Na verdade, o essencial é ter um espaço como a sala Maker, para que possamos ter uma dinâmica diferente, mas sem deixar de mesclar com um ensino mais clássico e tradicional”, afirmou Silas.

 

Ele também compartilhou suas expectativas para o futuro como engenheiro mecânico, reconhecendo a competitividade do mercado de trabalho atual. Silas destacou como a experiência adquirida na sala Maker facilita a transição para a vida profissional, tornando os graduados mais preparados e competitivos.

“Futuramente, espero conseguir uma oportunidade profissional dentro da minha área de formação e, quem sabe, ir me promovendo dentro da empresa, sempre aproveitando as oportunidades profissionais que surgirem”, concluiu Silas.

 

A utilização da sala Maker na FAACZ continua a demonstrar seu papel fundamental no enriquecimento da experiência educacional dos estudantes de Engenharia Mecânica, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e incentivando a inovação no aprendizado.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 20/09/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste