Curso de Enfermagem da FAACZ promove roda de conversa para fortalecer a amamentação e sua rede de apoio

No próximo dia 28 de agosto, das 19h às 20h40, o curso de Enfermagem da FAACZ promoverá um encontro significativo para todos aqueles interessados no fortalecimento do aleitamento materno. A roda de conversa acontece no auditório da faculdade e contará com a presença das enfermeiras Fernanda Jhenifer Simonelli Dambroz e Helen Sigesmundo Oliveira, idealizadoras do Projeto “Fortalecendo a Amamentação e sua Rede de Apoio”.

 

Com o objetivo de ampliar as práticas voltadas para o aleitamento materno através de informações embasadas em evidências científicas, o projeto busca oferecer subsídios para a promoção de uma amamentação saudável e bem-informada. A iniciativa também visa conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno, não apenas para a saúde da criança, mas também para a promoção de uma vida futura mais saudável, com a redução de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade.

 

O evento, aberto ao público e de participação gratuita, será uma oportunidade única para professores, estudantes de Enfermagem e de outras graduações, bem como demais interessados na temática se aprofundarem nas orientações e conhecimentos compartilhados pelas idealizadoras do projeto. O coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene, também marcará presença, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da saúde e bem-estar da comunidade.

 

De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, “o aleitamento materno é reconhecido internacionalmente como a estratégia de maior impacto na redução da mortalidade infantil, contribuindo para a prevenção de mortes de crianças menores de cinco anos. Além disso, seus benefícios se estendem para a saúde a longo prazo, com repercussões diretas na qualidade de vida, na redução de doenças crônicas e no fortalecimento do vínculo entre mãe e filho”, explicou o professor João.

 

A promoção do aleitamento materno não é apenas uma responsabilidade individual, mas também uma pauta de políticas públicas. No Brasil, desde janeiro de 1981, a amamentação é incentivada através de ações específicas e dispositivos legais que orientam, organizam e regulamentam atividades de motivação do aleitamento materno.

 

Dessa forma, a amamentação é uma experiência complexa influenciada por diversos fatores, incluindo o desejo da mãe, informações disponíveis, tradições culturais e o apoio da família. O projeto “Fortalecendo a Amamentação e sua Rede de Apoio” busca abordar essa complexidade, garantindo que as mães recebam o suporte necessário para uma amamentação bem-sucedida, construindo uma base sólida para o crescimento saudável das crianças.

 

O encontro promovido pelo curso de Enfermagem da FAACZ, entre as enfermeiras idealizadoras do projeto voltado para o aleitamento materno, alunos e professores da faculdade representa mais um passo na direção de uma sociedade informada, consciente e comprometida com a promoção da saúde materno-infantil. Ao fortalecer a amamentação e sua rede de apoio, a Instituição de Ensino Superior contribui ativamente para um futuro mais saudável e resiliente.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 25/08/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste