COREN/ES promove capacitação em “Punção Arterial para Monitorização e Gasometria” em parceria com a FAACZ

Evento fortalece conhecimentos essenciais para profissionais de Enfermagem. Fotos: Divulgação.

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (COREN/ES), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou no último dia 8 de dezembro mais uma edição da capacitação em “Punção Arterial para Monitorização e Gasometria”. O treinamento, que teve como objetivo fortalecer os conhecimentos necessários na prática de coleta e a importância fundamental de detectar e monitorar resultados do exame de gasometria arterial, ocorreu ao longo de todo o dia no município de Aracruz (ES).

 

A iniciativa contou com a participação de enfermeiros com registro ativo no Conselho, sendo promovida em parceria com a FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), que cedeu o espaço para a realização da atividade. Profissionais presentes foram agraciados com conteúdos teóricos e práticos para a execução eficiente e qualificada de punção arterial.

 

Pela manhã, o enfermeiro Olegário Neto ministrou a teoria, destacando a identificação dos distúrbios eletrolíticos e a maneira como esse conhecimento impacta na assistência ao paciente, desde a Unidade Básica de Saúde até a Unidade de Terapia Intensiva. No período da tarde, os participantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos, imersos em todo o procedimento, ampliando suas fontes de conhecimento e aprimorando a assistência de Enfermagem.

O conselheiro e coordenador do NEP, o enfermeiro Leonardo França Vieira, ressaltou a importância da capacitação: “Com essa atividade, estamos promovendo mais uma importante capacitação à Enfermagem capixaba, buscando o fortalecimento e a qualificação de nossa categoria em todas as regiões do estado”. O conselheiro e membro do NEP, o enfermeiro Douglas Lírio Rodrigues, também esteve presente no evento.

 

Também participaram da capacitação egressos do curso de Enfermagem da FAACZ, bem como quatro universitários que estão atualmente no 10º período do curso. As preceptoras Elisangela Rodrigues Pereira, Sabrina Maria Batista do Nascimento e Sheila da Penha Moraes Santos também marcaram presença, enriquecendo o evento com suas experiências.

 

Sabrina Maria Batista, preceptora, expressou sua gratidão: “A participação na capacitação em “Punção Arterial para Monitorização e Gasometria”, conduzida pelo enfermeiro Olegário Neto, proporcionou conhecimentos teóricos e práticos valiosos. Agradecemos ao COREN/ES pela parceria com a FAACZ, trazendo o curso para Aracruz viabilizando a participação dos enfermeiros da região”.

O coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene, destacou a importância da parceria: “Dando continuidade à importantíssima parceria com COREN/ES, buscamos proporcionar qualificação para nossos enfermeiros da região, como também colaboradores e egressos. O profissional que investe em sua atualização/capacitação se torna reflexivo, crítico e essencial para os serviços de saúde ao qual pertence”.

 

Prof. João finalizou dizendo: “É relevante a formação de profissionais qualificados. Aqui enfatizo os enfermeiros, pois torna-se fundamental a existência de profissionais capacitados para contribuir com a prestação de uma assistência cada vez mais qualificada à população”.

 

A capacitação alinha-se à Resolução COFEN nº 703/22, que atualiza as práticas de punção arterial para gasometria e/ou instalação de cateter intra-arterial para monitorização da Pressão Arterial Invasiva (PAI). Reconhecendo novos recursos, a resolução subsidia os profissionais durante a realização dessas atividades, destacando que no âmbito da equipe de Enfermagem, o procedimento é privativo do enfermeiro.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 18/12/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste