Docentes da FAACZ falam sobre o curso de Direito com alunos do Ensino Médio da escola Primo Bitti

Fotos: Divulgação

O professor do curso de Direito da FAACZ, Ronaldo Félix Moreira Júnior, acompanhado do presidente do Comitê de Extensão da faculdade, prof. Arismar Manéia estiveram, na última quinta-feira (13/04), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, localizada no bairro Coqueiral, em Aracruz (ES).

 

Na ocasião, os docentes conversaram com os estudantes das turmas do Ensino Médio, da escola estadual, sobre o curso de Direito da FAACZ. Também participaram do momento, alunos da comunidade Indígena do Irajá e da região litorânea de Santa Cruz, distrito de Aracruz.

 

Durante a sua apresentação, o professor Ronaldo explicou aos alunos as carreiras jurídicas existentes no Brasil, bem como, falou sobre as várias áreas do Direito, que se pode seguir na carreira pública e privada. O momento foi organizado pelo Comitê de Extensão da FAACZ, em parceria com a Coordenação do curso de Direito.

 

A atividade realizada, na escola Primo Bitti, faz parte de um Projeto de Extensão da FAACZ, pertencente ao eixo de Inclusão Social, que pretende levar um professor de cada curso de graduação para falar com alunos do Ensino Médio, de Aracruz e região, sobre carreiras e atividades realizadas por estes profissionais.

“O objetivo do momento que promovemos na escola Primo Bitti foi possibilitar uma aproximação entre a atividade forense e os alunos do Ensino Médio, que muitas vezes, não compreendem a atuação de um jurista ou possui um raso conhecimento sobre o assunto”, relatou o professor Ronaldo Félix.

 

“Enquanto, Instituição de Ensino Superior, nos sentimentos responsáveis por possibilitar aos jovens de Aracruz e região, conhecimentos que os ajudem, futuramente, na escolha da carreira profissional. Daí o objetivo deste Projeto de Extensão, que visa subsidiar os alunos, da rede pública e privada, de informações atuais sobre os cursos de graduação, que temos atualmente em nosso portfólio, e o que cada um desses profissionais faz dentro de nossa sociedade, quando chegam ao mercado de trabalho”, explicou o professor Arismar Manéia.

 

De acordo com a professora de Matemática, da escola Primo Bitti, Bruziellen Altoé, sabe-se que a escola é um espaço de formação integral e que o foco principal está em torno do Projeto de Vida dos estudantes do Ensino Médio, de forma individual e independente, com um olhar acolhedor e formativo.

 

“Ao convidar o professor Ronaldo, para explicar as atribuições do profissional da área do Direito permitiu aos estudantes do Ensino Médio ampliarem suas perspectivas para a escolha da vida acadêmica, conseguindo criar uma ponte entre quem o aluno é, e quem ele quer ser. Por meio desse planejamento, houve um ganho de uma melhor compreensão sobre os interesses profissionais, sociais e pessoais que compõem a personalidade de cada um. Esse encontro foi uma verdadeira formação para vida de nossos alunos”, afirmou a docente da escola Primo Bitti.

“Os estudantes interagiram com o prof. Ronaldo de forma autônoma, perguntando sobre vários aspectos da área do Direito. O professor palestrante, por sua vez, respondia sempre de forma clara e didática. Tivemos a participação de membros do Corpo Docente da escola, que se mostraram muito interessados pelos temas abordados. Essas ações possibilitam uma interação da escola com a comunidade de forma didática, prática e com uma metodologia de êxito. Parabéns ao prof. Arismar pela iniciativa e muito obrigada ao prof. Ronaldo pela parceria”, disse Altoé.

 

Para a pedagoga, da escola Primo Bitti, Marlene Fernandes Barcelos, o trabalho realizado pelo Comitê de Extensão da FAACZ foi muito positivo. “Percebi que os nossos alunos, do Ensino Médio, se interessaram muito, pois o assunto abordado girou em torno da profissão de advogado. Temos muitos estudantes, em nossa escola, que já demonstraram interesse pelo curso de Direito, especialmente, após a fala do prof. Ronaldo. Parabéns aos envolvidos neste Projeto de Extensão Universitário”, relatou Barcelos.

 

João Henrique Muts Barbosa, aluno da 3ª Série do Ensino Médio, afirmou que o bate-papo organizado pelo professor Arismar ajudou muito a entender sobre o mundo jurídico. “A fala do professor Ronaldo foi multo boa. Por meio de sua apresentação, pude entender um pouco mais sobre o curso de Direito e quais as carreiras que podemos ter com essa formação universitária. A partir de agora, penso em me aprofundar um pouco mais sobre o profissional da área jurídica, bem como sobre o curso de Direito”, afirmou o estudante da escola Primo Bitti.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 18/04/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste