Professor do curso de Direito inova processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de “Direito Ambiental” e “Direito Administrativo I”

Universitários do 9º período de Direito na trilha da Barriguda. Foto: Divulgação

Mantendo uma proposta criada há alguns anos, o professor Wagner Carmo, que leciona as disciplinas de “Direito Ambiental” e “Direito Administrativo I”, no curso de Direito da FAACZ, promoveu, neste primeiro semestre de 2023, mais uma estratégia de ensino que mistura os conteúdos programáticos das referidas disciplinas, mas, também, o contato dos alunos com a vivência prática de um profissional do Direito. 

 

Dessa forma, os alunos do 7º período da disciplina “Direito Administrativo I” e os estudantes do 9º período da disciplina “Direito Ambiental”, foram direcionados a realizarem visitas a diversos pontos estratégicos relacionados com as referidas disciplinas e seus conteúdos programáticos, como, por exemplo, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e o Conselho Municipal do Meio Ambiente, da Prefeitura de Aracruz. 

 

“Essa proposta de ensino-aprendizagem reforça a visão das Faculdades Integradas de Aracruz ao estimular o contato dos estudantes com a prática profissional, preparando, assim, os alunos do curso de Direito para a sua futura entrada no mercado de trabalho, com uma bagagem e experiência, capazes de colocá-los muitos degraus à frente dos formandos habituais”, afirmou o coordenador do curso de Direito da FAACZ, prof. Horácio Aguilar. 

 

“Dentre as atividades práticas, na disciplina de “Direito Ambiental”, os discentes foram orientados a visitar unidades de conservação e participar de uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município de Aracruz.  Ademais, os discentes desenvolvem, nas aulas, o “Direito Ambiental News” – toda segunda-feira um aluno apresenta na aula um tema atual sobre Meio Ambiente (local, regional, nacional e internacional)”, disse o professor Wagner Carmo. 

 

Ainda de acordo com o docente, do curso de Direito, da FAACZ: “Já na disciplina de “Direito Administrativo I”, os discentes foram orientados em visitar o Tribunal de Contas da União, visitar e acompanhar três licitações em uma das prefeituras da região, fazer um curso de licitação sobre a nova Lei de Licitações e estudar um parecer por meio de consulta no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo”.

 

Gabriela Martins Alves Alvarenga, é aluna do 9º período, do curso de Direito da FAACZ, estuda com o professor Wagner Carmo, a disciplina de “Direito Ambiental”. A universitária explicou como foi a atividade que realizou, junto com alguns colegas da turma, no Parque Natural Municipal do Aricanga, localizado entre os municípios de Aracruz e Ibiraçu.

 

“A atividade consistiu em uma visita a uma reserva protegida na região. Optamos por visitar o Parque do Aricanga. Acompanhados por um guia turístico fizemos duas trilhas, sendo a primeira, a trilha da Gruta de 800 metros e a segunda, a trilha da Barriguda de 500 metros. A visita foi muito enriquecedora, pois podemos conhecer parte de elementos naturais da Mata Atlântica, bem como podemos entender como os animais e insetos interagem com aquele ambiente”, relatou a estudante universitária.

 

Gabriela finalizou dizendo: “Além disso, por todo o caminho da trilha, haviam placas indicando as espécies de árvores e animais que poderiam ser encontrados durante o trajeto, e ainda suas informações. A visitação proporcionou o contato direto com o Meio Ambiente, que não estamos acostumados, dado que, está cada vez mais raro encontrarmos áreas verdes, nos centros urbanos”, alertou a aluna do 9º período do curso de Direito da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 19/04/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste