Equipe da FSJB apresenta terceira e última etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Aracruz

Foto: Divulgação

 

A equipe técnica da Fundação São João Batista (FSJB), responsável pela elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), coordenado pela Secretaria de Habitação e Defesa Civil (Sehab) da Prefeitura de Aracruz, apresentou a terceira e última etapa do PLHIS durante Audiência Pública realizada, no último dia 27, no Plenário da Câmara Municipal.

 

Os profissionais da FSJB responsáveis pela elaboração do Plano são os arquitetos-urbanistas Ivana Souza Marques e Orlando Vinicius Rangel Nunes, os geógrafos Fabrício Costa e André Luís Demuner Ramos, e a advogada Pollyana Bof.

 

Ivana Marques, coordenadora do projeto, e Orlando Nunes, egresso da FAACZ do curso de Arquitetura e Urbanismo e doutorando da UnB, conduziram a apresentação que consistiu em uma breve explicação das duas primeiras etapas do projeto (Metodologia e Diagnóstico), seguido da explanação para pactuação das Estratégias de Ação, fundamentais para a construção da política habitacional municipal e que serão realizadas durante a implementação do PLHIS.

 

Apesar de um cenário atual pontuado por sérios problemas habitacionais a perspectiva apresentada pelos arquitetos com a implantação do projeto “Habita Aracruz”, expôs um cenário otimista previsto para o ano de 2030, onde seria possível resolver todas as questões envolvendo o déficit habitacional do município.

 

“Durante o recolhimento dos dados, podemos perceber que Aracruz possui problemas de uma cidade grande. Então precisamos pensar de forma estratégica, já pensando no futuro e no desenvolvimento do município, para criar ações de controle”, indagou Orlando.

 

Graduanda do 10º período de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ, Karla Paulino Pinheiro, esteve na audiência e afirmou: “A iniciação deste plano, que visa uma margem de 10 anos para sua adequação, possibilita que diversas famílias de renda menor consigam morar em um local com condições dignas de moradia, papel fundamental de inserção e contribuição do arquiteto-urbanista. Afinal, é necessário fazer políticas públicas, pois precisamos pensar no futuro de nossas cidades. Acredito que a integração proposta com as secretarias da prefeitura e a participação dos moradores têm tudo para ser concluída com êxito”.

 

Segundo a arquiteta-urbanista Ivana Souza Marques, “de posse do PLHIS a população e a prefeitura possuem uma importante ferramenta não apenas de captação de recurso, mas de planejamento, monitoramento e melhor controle para as questões habitacionais de Aracruz. Foi um privilégio fazer parte dessa equipe de elaboração do PLHIS e poder contribuir de alguma forma para a construção da política habitacional do município”. Ivana também é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ.

 

Participaram da Audiência Pública, estudantes de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ; o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri; secretários municipais e representantes da Sociedade Civil Organizada.

 

Entenda o PLHIS

 

O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) é um instrumento que objetiva promover o desenvolvimento de ações do Setor Habitacional, de forma a garantir o acesso à moradia digna pelas parcelas da população de menor renda de Aracruz, com boas condições de habitabilidade, acesso a infraestrutura e serviços urbanos. O Plano está associado a uma política habitacional mais ampla, de cunho nacional, desenvolvida pelo Governo Federal, com a intenção de reduzir os problemas habitacionais no Brasil.

 

A elaboração do PLHIS foi realizada em três etapas: a proposta metodológica, o diagnóstico do Setor Habitacional e as estratégias de ação. Neste sentido, as referidas etapas de constituição do PLHIS seguiram as orientações do Manual de Apoio a Elaboração do PLHIS, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Habitação (SNH). Todo o processo de elaboração do PLHIS contou com a participação da população, sobre a orientação do referido manual, culminando nesta última Audiência Pública.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste

Bolsistas do PROUNI, Comparecer a Secretaria de Bolsas da FAACZ, no período de 17 a 30/09 para renovação da bolsa.

Holler Box