Estudantes de Direito têm aula prática sobre Direito Ambiental nas ruas de Aracruz

Com a intenção de demonstrar, aos estudantes do 9º período do curso de Direito da FAACZ, a relação entre o meio físico/natural e o ser humano, a aula de Direito Ambiental, ministrada pelo prof. Wagner Carmo, aconteceu nas ruas de Aracruz, na última sexta-feira, 18 de fevereiro.

 

Os universitários, em meio à cena urbana, puderam refletir sobre quanto o ser humano, ao longo da história, criou bens materiais, valores, modos de fazer, pensar, perceber e interagir com os outros seres humanos e com o meio físico/ natural de forma que acabou por determinar os problemas ambientais que afligem a humanidade.

 

“Em regra, há um equívoco na definição e/ou compreensão acerca do que seja meio ambiente. Entrementes, o conceito de meio ambiente decorre das múltiplas relações entre os seres humanos e entre os seres humanos e o meio físico/natural. O meio ambiente, diferentemente dos elementos naturais que o constituem, depende da ação humana (meio social) para existir”, explicou o professor Wagner.

 

Além disso, de acordo com o docente da FAACZ: “Logo, o meio natural e o meio social constituem uma unicidade indissociável, de tal forma que o ser humano é parte da natureza e parte da sociedade, e sendo o ser humano produtor de conhecimento, o seu desenvolvimento permite atuar e alterar as bases de sustentação do meio natural, modificando-o”.

 

Segundo Wagner, “a aula foi uma oportunidade para que os discentes observassem a ação antrópica no meio físico/natural, destacando as mazelas do crescimento urbano desordenado, a importância de políticas públicas voltadas para as áreas de resíduos sólidos e os desafios do desenvolvimento de cidades sustentáveis”.

 

Wagner finalizou dizendo: “Com a aula foi, possível perceber, primeiro, os problemas relacionados com o lixo, com a falta de árvores, com o excesso de barulho, com a ausência de calçadas cidadãs e com o abandono de seres humanos pelas ruas”.

 

E, continuou explicando o docente da FAACZ: “Segundo, que parte dos problemas vivenciados pelos seres humanos nas cidades foram determinados pelos próprios seres humanos e, terceiro, que o conceito de meio ambiente é maior que a ideia simplista de preservar o meio físico/natural (fauna e flora), já que o meio ambiente envolve o meio social (o ser humano, a cultura e o trabalho), o meio construído (cidades), o meio físico/natural”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste