Estudantes de Enfermagem realizam ação em saúde no Dia Internacional da Mulher

Verificação de pressão arterial e de glicose realizada por estudantes de Enfermagem. Foto: Ariel Cerri.

Para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, e incentivar o cuidado com a saúde dos colaboradores da Fundação São João Batista (FSJB) e das mantidas: Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) e Centro Educacional de Aracruz (CEA), universitários do curso de Enfermagem da FAACZ realizaram uma ação em saúde na quadra poliesportiva da instituição de ensino.

 

Na ocasião, os acadêmicos deram orientação de saúde aos funcionários técnico-administrativos e operacionais, bem como verificaram a pressão arterial e a glicose. A aluna do CEA, Maria Luíza Soares Chaves da 2ª Série do Ensino Médio, tocou no violão grandes sucessos da Música Popular Brasileira.

 

Os estudantes de Enfermagem foram supervisionados pelos professores: João Carlos Arivabene (coordenador do curso de Enfermagem) e Sandro Calefi Campos. Também participaram do momento os coordenadores de curso da faculdade e a diretora escolar do CEA e acadêmica da FAACZ, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli. Os alunos do curso de Enfermagem que realizaram a atividade foram: Letícia Caliman Oliveira, Vinícius Mendes de Oliveira, ambos do 7º período, e Ilda Pereira Sange, do 5º período.

 

“Hoje é o momento de agradecermos às mulheres, que assumem vários papéis em nossa sociedade sejam como mães, filhas, tias, madrinhas, avós, etc. Sem o carinho, apoio e orientação não seríamos as pessoas que somos. Cada um de nós aqui deve ter uma grande mulher em sua vida. Tenho certeza que ela fez a diferença em sua trajetória pessoal e profissional”, pontuou a diretora escolar do CEA e acadêmica da FAACZ.

 

De acordo com Amanda Erler, funcionária do Setor de Tesouraria, o momento oferecido pela Fundação São João Batista a todos as mulheres da instituição foi um momento de reflexão, descontraído com música ao vivo e uma bela homenagem. “Senti-me lisonjeada com o gesto e tenho certeza que todas as mulheres hoje devem ter tido o mesmo sentimento. É uma dádiva para todas nós sabermos que apesar de todas as lutas que temos, estamos fazendo a diferença em nossos lares e nos nossos locais de trabalho”, ressaltou.

 

Segundo o professor Sandro Calefi, a mulher é exemplo de resiliência, de coragem e determinação frente aos desafios que se apresentam no cotidiano. “Vocês, enquanto mulheres, sempre se colocam de forma justa e humana em nossa sociedade. São mais do que apenas profissionais, possuem o dom de cuidar e nos ensinam como fazer isso a gerações. Por isso, hoje mais do que uma homenagem quero alertá-las da importância da saúde de cada uma de vocês. Fica aqui o meu agradecimento a todas as mulheres que tornam a nossa sociedade mais amável e justa”, afirmou o docente da FAACZ.

 

Para o coordenador do curso de Enfermagem, o Dia Internacional da Mulher é o reconhecimento mundial para com todas as mulheres que ajudam a tornar o mundo um lugar melhor. “O curso de Enfermagem nasceu da dedicação de uma mulher pelo cuidado com o outro. Florence Nightingale ensinou os primeiros procedimentos de doação e cuidado ao próximo em meio à guerra. Sua determinação e ousadia fizeram surgir uma nova profissão. Temos pela história do mundo e de nosso país, exemplos de mulheres que se empoderaram e fizeram a diferença”, ressaltou o professor João.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste