Estudantes de Enfermagem participam de gincana de encerramento da campanha “Setembro Verde”

Fotos: Divulgação

Para marcar o encerramento da campanha “Setembro Verde” na FAACZ, os professores Alan Diniz e Layla Mendonça Lírio realizaram uma gincana com os universitários do curso de Enfermagem, na quadra poliesportiva da faculdade. A atividade proposta misturava duas brincadeiras infantis: “Verdade ou consequência” e “Resta um”. A brincadeira aconteceu no último dia, 27 de setembro, data alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos.

 

O coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene, acompanhou a atividade que tinha duas etapas. A primeira foi a divisão dos universitários em quatro equipes, com até nove participantes. Cada time teve 30 minutos para elaborar 10 perguntas, com respostas, sobre doação de órgãos. Os acadêmicos podiam fazer pesquisa na internet ou utilizar os conhecimentos adquiridos, no último dia 13, na oficina de “Processo de Doação de Órgãos”.

 

Essa oficina, do dia 13, de acolhimento e abordagem familiar foi ministrada pelo enfermeiro Leonardo Del-Fini Santiago, que atua na Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET/ES), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O objetivo da campanha “Setembro Verde” é ampliar o debate sobre o tema com depoimentos de famílias de doadores e pacientes transplantados e conteúdo informativo sobre doação de órgãos.

 

Na gincana, do dia 27, os professores Alan e Layla conduziram a brincadeira com os estudantes de Enfermagem, explicando a regra do jogo que consistia em rodar a roleta, e os estudantes escolhidos deviam: um perguntar e outro responder. Respondeu certo: permanece. Quem perguntou: sai. Respondeu errado: sai. Quem perguntou: fica. Até restar apenas um estudante, que recebeu uma premiação. E, a jogadora vencedora foi a aluna do 8º período de Enfermagem, Antonia Sonia Barbosa de Alencar.

 

A universitária ganhou de premiação uma mini cesta de chocolate. Uma caneca personalizada, com o desenho da logo de doação de órgãos, criada de forma exclusiva para a campanha do “Setembro Verde” da FAACZ, pela artista visual Tatiane Santos, será sorteada no Instagram da campanha. A logo, também, se tornou uma tatuagem alto adesiva, temporária, que foi disponibilizada para os participantes da campanha. Durante o mês de setembro, no Instagram (@soudoadordevidas) foram dadas dicas sobre doação de órgãos, com as #1salva8 #minhafamiliasabe. Tendo como slogan “Diga sim a vida, doe órgãos”.

 

“Gostei muito do momento que tivemos, foi uma experiência divertida e ao mesmo tempo educativa. Principalmente, nós que vamos ingressar na área da Saúde devemos buscar informações sobre a doação de órgãos e quebrar esse tabu que ocorre por falta de informação e discussão sobre o assunto”, afirmou a aluna do 8ª período de Enfermagem, Thiffany Maria Oliveira Siqueira.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 29/09/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste