Acadêmicos da FAACZ participam de simulado de incidentes com múltiplas vítimas

Fotos: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia da FAACZ participaram de simulado de incidentes com múltiplas vítimas, organizado pela 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foram parceiros no simulado, que aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, FAACZ, Prefeitura de Aracruz, Centro Técnico Ciclos, CIM-Polinorte, Hospital São Camilo, ENSEG, SESC, Polícia Militar, Gráfica Moro, Eco 101, Pitágoras, Prefeitura de Ibiraçu, Oriundi Shopping e Sheila Look Make.

 

Dividido em duas etapas, o primeiro dia do simulado foi na escola Sesc do centro de Aracruz, com nivelamento de informações e palestras sobre “Princípios do Sistema de Comando em Operações (SCO) aplicados ao atendimento a incidentes com múltiplas vítimas e simulado de mesa”; “Método Simple Triage and Rapid Treatment (START)” e “Plano de Contingência Hospitalar e das Unidades de Pronto Atendimento”.

 

Já o segundo dia foi no Parque de Exposições Rubens Pimentel, onde aconteceu o simulado com a execução das respostas quanto à situação. Neste dia, os universitários da FAACZ, dos cursos de Enfermagem fizeram papel de sombras, enquanto os de Psicologia aplicaram, para as vítimas verdes (que estavam com estado de saúde mais preservado), formulário para coleta de dados sociais dos participantes, bem como para entendimento do impacto emocional do momento e manejo de crise.

 

Primeiro dia do simulado na escola Sesc do centro de Aracruz

Tornar o cenário o mais real possível, com a ajuda dos acadêmicos, que também auxiliaram a avaliar o atendimento que é feito pelas agências de resgate que atendem, por exemplo, o município de Aracruz, foi a ideia principal da atividade. Durante os dois dias do simulado, os estudantes de Enfermagem e Psicologia da FAACZ estavam acompanhados pela coordenadora do curso de Psicologia, prof.ª Karina Fonseca e pelas preceptoras do curso de Enfermagem, Elisângela Rodrigues Pereira, Sabrina Maria Batista do Nascimento e Sheila da Penha Moraes Santos.

 

“A simulação de atendimento de múltiplas vítimas, agregou de forma ímpar aos conhecimentos já adquiridos dos acadêmicos. Permitindo a consolidação e o aperfeiçoamento de competências e habilidades profissionais, principalmente quando se trata de uma área pouco explorada durante o processo da graduação. Estimulando assim, o interesse destes alunos no que tange o atendimento de urgência e emergência”, explicou Sheila da Penha Moraes Santos, enfermeira e preceptora do curso de Enfermagem da FAACZ.

 

Simulado de incidentes com múltiplas vítimas no Parque de Exposições Rubens Pimentel

Começa a opinião de alguns universitários que participaram do simulado

 

“Eventos desse modelo têm grande relevância para a equipe que está sendo treinada e pros alunos interessados que participam. Não é comum grandes acidentes em nossa região, mas caso aconteça, a equipe e nós, futuros enfermeiros, técnicos e psicólogos, estaremos preparados para lidar com a situação”. Suélen Perovano Santana, aluna do 4° período de Enfermagem.

 

“Foi muito gratificante como acadêmica de Enfermagem poder participar de um evento como este. Presenciar a interação e o trabalho em equipe de instituições de ensino, juntamente de corporações importantes e essenciais à sociedade, unidos, envolvidos e engajados no propósito de alcançar excelência em seu serviço prestado aos cidadãos. Cada vez mais tenho a certeza de que, precisamos ser excelentes naquilo que fazemos, pois, nosso conhecimento nunca será único e exclusivo a nós, mesmos, e sim para o nosso próximo”. Denise Terci Laporti, estudante do 6° período de Enfermagem.

 

“Como acadêmica só tenho a ganhar com esse simulado. É de crescimento pessoal e principalmente profissional, me auxilia a desenvolver um novo olhar quando for para a prática e conhecer de perto o trabalho em conjunto desses profissionais. Estão de parabéns, ansiosa para o próximo simulado”. Tereza Bendelack Cuaresma Vidal, aluna do 8° período de Enfermagem.

 

“Participar desse simulado desenvolvendo ações no âmbito da Psicologia possibilitou que eu conhecesse, na prática, a aplicação de conhecimentos e técnicas da Psicologia das Emergências e Desastres. Uma novidade foi compreender a possibilidades de atuação do psicólogo na resposta, já que temos muitas experiências pelo país e no mundo sobre a atuação na prevenção e no pós-desastre. Também foi muito importante para compreender que a prática profissional nem sempre seguirá um roteiro pré-estabelecido, o que nos provoca a refletir sobre a importância da formação sólida e contínua, pois pode haver situações que demandam a atuação do psicólogo de forma não programada. Certamente foi uma experiência que agregou na minha formação”. Nathalia Cristina Piffer Deptulsqui Natali aluna do 8º período do curso de Psicologia.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

 

Data da publicação: 28/09/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste