Estudantes de Psicologia realizam palestra sobre “Setembro Amarelo” em escola estadual de Aracruz

Fotos: Divulgação

Dando continuidade as ações de sensibilização e promoção à Saúde Mental em prol da campanha “Setembro Amarelo”, mais uma turma de estudantes do curso de Psicologia da FAACZ realizou, no último dia 13, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Misael Pinto Netto, em Aracruz (ES), uma palestra seguida de roda de conversa sobre “Setembro Amarelo” e bullying.

 

O “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio que se iniciou em 2014. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o “Setembro Amarelo” é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é melhor escolha!”.

 

Durante todo o mês de setembro, os universitários de Psicologia da FAACZ irão realizar palestras e rodas de conversa sobre a prevenção ao suicídio em escolas municipais e estaduais de Aracruz. A atividade está sendo coordenada pela professora do curso de Psicologia, Marta Rossoni, com apoio do Comitê de Extensão e do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade.

 

“Setembro é o mês de visibilidade à prevenção ao suicídio. O processo é este: psicoeducação. esse evento é importante uma vez que temos índices alarmantes de jovens e adolescentes tentando tirar a própria vida. Em todo o território brasileiro mais de um milhão de pessoas já tentaram o suicídio. Precisamos falar sem medo. Viver é a melhor opção”, afirmou a professora e psicóloga Marta Rossoni.

“Agradecemos a parceria da FAACZ, na pessoa da professora e psicóloga, Marta Rossoni, por organizar e disponibilizar um grupo de acadêmicas do curso de Psicologia, para ministrar palestra sobre ‘Setembro Amarelo’ e bullying. As acadêmicas compartilharam conhecimento, sanaram dúvidas e contribuíram com o aprendizado dos educandos da EEEFM Misael Pinto Netto. Nesse sentido, a equipe pedagógica com contentamento se disponibiliza para futuras parcerias”, afirmaram Eliana Jacomini, Ivanilde Amatuzzi e Tatiana Bitti.

 

Para a estudante do 6º período do curso de Psicologia da FAACZ, Rafaela Ferreira Malavasi, a Psicologia se faz de fato com o contato de nossa comunidade com a realidade que estamos inseridos.

 

“A princípio iríamos apresentar uma palestra para apenas uma turma e depois conseguimos apresentar para mais turmas, pela demanda e necessidade da escola. Cada turma mostrou de forma singular sua experiência, até mesmo para nós. Foi uma vivência que demonstrou de forma prática nossa profissão, com o contato humano, a sensibilização, a escuta de relatos, as dúvidas tiradas, o conteúdo apresentado. Não foi uma relação de hierarquização do saber, estivemos dispostas para aprender, tivemos trocas que contribuíram até mesmo com a própria apresentação”, afirmou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 16/09/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste