Estudantes de Psicologia da FAACZ aprimoram conhecimentos com a disciplina de “Análise Experimental do Comportamento”

Fotos: Karina Cometti

A disciplina de “Análise Experimental do Comportamento” oferecida no curso de Psicologia da FAACZ tem se mostrado fundamental para os estudantes que buscam compreender o comportamento humano e animal por meio de uma abordagem científica. Ministrada pela prof.ª Stéfani Martins Pereira, a disciplina se baseia nos princípios da Psicologia Behaviorista, concentrando-se na observação, mensuração e manipulação de variáveis controladas em um ambiente experimental.

 

Diferentemente de outras abordagens psicológicas que enfatizam processos internos, como pensamentos e emoções, a “Análise Experimental do Comportamento” prioriza a influência do ambiente sobre o comportamento. Segundo a professora Stéfani Martins, os behavioristas acreditam que o comportamento é moldado por contingências ambientais, ou seja, as relações entre estímulos e respostas.

 

“No decorrer do curso, os estudantes de Psicologia da FAACZ têm a oportunidade de aprender os princípios básicos da “Análise Experimental do Comportamento”, incluindo conceitos como reforçamento, punição, extinção e generalização. Além disso, eles adquirem habilidades práticas para investigar o comportamento utilizando métodos científicos, como delineamento experimental, controle de variáveis e uso de medidas objetivas”, explicou a docente.

A disciplina é dividida em uma parte teórica, que abrange a fundamentação teórica e filosófica da “Análise Experimental do Comportamento”, e uma parte prática, realizada em laboratório. Dessa forma, os universitários têm acesso a um laboratório de Informática equipado com computadores e o software Sniffy Pro 3.0, que permite a realização de mais de 50 experimentos comportamentais com um rato de laboratório virtual.

 

Por meio da vivência prática com o software Sniffy Pro, os acadêmicos desenvolvem habilidades de observação e registro do comportamento de forma sistemática e precisa. Eles aprendem técnicas como anotação em tempo real, uso de escalas de avaliação, leitura e interpretação de gráficos, e elaboração de relatórios científicos. Essas atividades são realizadas nos laboratórios da FAACZ e têm sido registradas em imagens capturadas durante as aulas práticas.

 

Além dos fundamentos da “Análise Experimental do Comportamento”, os universitários também são introduzidos aos princípios da modificação do comportamento. Isso envolve a aplicação prática dos princípios behavioristas para a mudança do comportamento humano, utilizando técnicas de intervenção baseadas em reforço positivo, modelagem, dessensibilização sistemática e outras estratégias comportamentais.

De acordo com a professora Stéfani, a disciplina de “Análise Experimental do Comportamento” tem aplicações em diversas áreas da Psicologia, incluindo Terapia Comportamental, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Organizacional. “Ao compreender como o comportamento é influenciado pelo ambiente, os profissionais de Psicologia podem desenvolver intervenções eficazes para ajudar as pessoas a superarem problemas e promover mudanças positivas em suas vidas”, afirmou a docente.

 

Os universitários que participaram da disciplina têm elogiado a experiência e a metodologia de ensino utilizada. Paloma Oliveira de Moura Santos, aluna do 3º período, afirma: “A experiência de fazer AEC na FAACZ foi incrível. Foi uma super oportunidade experienciar o Sniffy Pro e entender na prática a análise do comportamento”.

 

Samara Vitória Rocha Succi, também aluna do 3º período, complementa: “As aulas de “Análise Experimental do Comportamento” foram um grande sucesso. A experiência de condicionar um ratinho ajudou a entender o conteúdo”. Ana Clara Oliveira da Silva, aluna também do 3º período, destaca a relevância do conhecimento adquirido: “Durante a disciplina, vivenciei uma experiência única e empolgante ao acompanhar o ratinho virtual Sniffy Pro 3.0. O conhecimento obtido foi de extrema relevância no aprendizado em Psicologia”.

A FAACZ, por meio da disciplina de “Análise Experimental do Comportamento”, proporciona aos estudantes de Psicologia uma base sólida para entender e aplicar os princípios do behaviorismo em diversas áreas da Psicologia. Com uma abordagem científica e prática, os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de observação e análise do comportamento, preparando-se para uma atuação profissional eficaz e baseada em evidências.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 05/07/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste